Cress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo, apresentar a criação e funcionamento dos Conselhos Regionais de Serviço Social no Brasil (CRESS) , com aprofundamento no CRESS 15˚ região, que é o CRESS que normatiza a Profissão de Assistente Social no Estado do Amazonas e Roraima bem como sua origem e processo de evolução seu histórico e também suas comissões com suas respectivas funções, oprocesso de regulação do profissional e as leis que regulam a profissão. Discorre também sobre o processo de reconceituação da profissão, em que o posicionamento e os horizontes profissionais são revisados e ampliados e também discorre sobre a ética profissional no âmbito de direcionamento do Assistente Social, que é prevista no Código de Ética. Dispõe também de informações sobre a ontologia do sersocial e o conjunto CRESS –CFESS.
Na discussão sobre ética profissional, buscaremos salientar o papel de um Assistente Social ético e critico como deve ser sempre norteados por citações da autora Barroco, a qual foi uma das escolhidas para servir de embasamento teórico para este trabalho.
Mostraremos também que o profissional depois do IIICBASS, o congresso da virada, como é conhecido, oprofissional se impôs cada vez mais chegando a romper com seu leito, a igreja, e tomar uma postura muito mais ética, e com muito mais autonomia.

















Antecedentes Histórico do Conselho Regional do Serviço Social: A Origem sob Controle Estatal

O que é o Conselho Regional do Serviço Social ( CRESS)?
Trata-se de autarquia com personalidade jurídica de direitopúblico vinculada ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), com autonomia administrativa e financeira e jurisdição estadual.
Missão do CRESS na 15º região Manaus/Roraima
Garantir, disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício legal da profissão de assistente social em seu âmbito de jurisdição de acordo com os princípios éticos, políticos e normas gerais estabelecidos peloCFESS/CRESS, e nos termos que dispõe a legislação. zelar pela observância do Código de Ética Profissional, que funciona como Tribunal Regional de Ética Profissional e aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional. O gerenciamento da entidade fica sob a direção de dezoito assistentes sociais com registro ativo no Estado, sendo nove efetivos e nove suplentes.
Comissões do CRESS na 15º regiãoManaus/Roraima
As comissões têm a função de reunir profissionais com um mesmo foco de atuação profissional e/ou política dentro do âmbito do Serviço Social e das políticas sociais. O trabalho das comissões é fundamental ao Conselho, já que, por meio delas, os assistentes sociais podem contribuir de forma efetiva na discussão e avanço da área específica.
O CRESS 15.a Região AM/RR tem instaladasas seguintes Comissões:
Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) – É uma das comissões permanentes do CRESS, formada por duas assistentes sociais (agentes fiscalizadores) que realizam visitas aos profissionais de Serviço Social em seus locais de trabalho, bem como às instituições que prestam ações de serviço social ou que estão se preparando para instalar setor de prestação de tal serviço. Afunção da COFI é criar mecanismos educativos e informativos de natureza preventiva que assegurem a defesa do espaço profissional e melhoria da qualidade do atendimento aos usuários dos serviços sociais e fiscalizar o exercício da profissão. Em alguns casos a COFI averigua denúncias sobre o exercício ilegal e irregular da profissão em instituições públicas ou privadas. Depois de confirmado oexercício ilegal a referida instituição é autuada. O CRESS concede um prazo e, após este prazo, caso a situação permaneça, o CRESS toma medidas legais cabíveis, encaminhando as providências ao seu setor jurídico
Comissão de Inadimplência – É responsável pela elaboração de estratégias para redução da inadimplência da categoria através de ações educativas e disciplinares. A Comissão entra em contato...
tracking img