Crescimentoxdesenvolvimento econômico

600 palavras 3 páginas
O crescimento econômico é comumente medido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas por um país num determinado período de tempo. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e também pelo avanço tecnológico. Os principais indicadores do crescimento econômico são o PIB (Produto Interno Bruto) que é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num determinado país, pelos nacionais e estrangeiros, num determinado período de tempo, o PNB (Produto Nacional Bruto) que se refere ao valor do conjunto de bens e serviços produzidos pelos nacionais de um país, não só no seu território, mas também no estrangeiro, num determinado período de tempo e também a Estrutura da população ativa.
Já o desenvolvimento econômico podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico, acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica, está relacionado à superação da relação centro-periferia, à diversificação do sistema industrial e a homogeneização dos padrões de consumo. Mede-se pelo grau de satisfação das necessidades de uma população de forma a promover o seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais, dois quais depende não só a exi stência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores como a pobreza, desemprego, violência, saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia. Em modo geral dizemos que

Relacionados

  • Crecimento e desenvolvimento economico
    683 palavras | 3 páginas