Crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE


Faculdade de Economia



TEMA:

“CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTOECONOMICO DE MOÇAMBIQUE;(1975-2009)”







Nome: Khopre Nordino Munapeia




Maputo, Maio de 2011Introdução
O ensaio faz uma analise do crescimento e desenvolvimento do pais desde 1975 a 2009, dividindo a analise em dois períodos efectivamente um período depois da independência e antes do acordo geral da paz, isto e, de 1975 a 1992, e um outro período que vai desde o acordo geral da paz ate 2009Justificativa
A evolução do nível de produto em qualquer economia não mostra um comportamento estável.
Moçambique assim como qualquer outra económica do mundo, tem sofrido oscilações do seu produto potencial em torno da sua tendência de longo prazo, desse modo, perceber qual foi e como esta a ser o comportamento do crescimento da própria economia em termos do seuproduto interno, e como o mesmo tem se repercutido significativamente no melhoramento do padrão de vida da população, é o motivo pelo qual o tema acima supracitado despertou-me interesse.
Desse modo, interessa-me estudar a dinâmica e tendência do mesmo, e saber ate que ponto, esse mesmo crescimento tem contribuído para o desenvolvimento económico do pais.
ProblematizaçãoAte que ponto o crescimento económico que o pais tem registado contribui para o desenvolvimento do mesmo?
Q relacao existe entre o crescimento e desenvolvimento economico
usar o pib per capita como indicador de bem estar social,
como tem crescido a economia e se possível identificar o ki suatenta o tal crescimento( agri, indu, comer,ide…etc) e como o mesmo afecta o bem estar da populacao.

Revisão de literatura
De acordo com Simon Kuznets, o crescimento económico teve origem na revolução industrial, entre 1780 e 1820 na Inglaterra, entre 1819 e 1860 nos estados unidos e entre 1820 e 1870 na Alemanha (Sachs-Larrain, 2000,p591).
O crescimento económico é o aumento da quantidade de bens e serviços produzidos numa determinadasociedade num dado período (geralmente um ano) e posta a disposição das pessoas. O crescimento representa a expansão do PIB potencial de um pais ou quando ocorre o deslocamento da curva das possibilidades de produção para cima e para a direita ( Samuelson &Nordhaus, 16 edição)
Para BALDWIN (1979), o desenvolvimento econômico é uma decorrência directa e imediata do crescimento econômico nacional.Entre os conceitos de desenvolvimento e crescimento económico estabeleceram-se relações tão fortes e estreitas ,de tal forma que a tarefa de os distinguir se torna por vezes difícil. O crescimento e o desenvolvimento andam de mãos dadas até ao ponto em que a economia perde a sua capacidade de adaptação a novas condições. É, contudo, impossível pensar-se em desenvolvimento sem crescimentoeconómico, uma vez que qualquer alteração da função tem subjacente uma mudança de tamanho e, enquanto determinada economia não conseguir produzir mais do que consome, através do seu crescimento, torna-se inexequível a canalização de excedentes (DENIZ, 2006, p33).
Streeten, citado por DENIZ (2006, p34) defendeu duas maneira de abordar o desenvolvimento Por via as necessidades básicas, encerram as...
tracking img