Crescimento e desenvolvimento psico motor na criança até 2 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento físico e Psicomotor até os dois anos

Wallon salientou que o psiquismo humano é uma conseqüência entre o entrecruzamento entre o que ele metaforicamente chamava de dois “inconscientes”: O inconsciente biológico e o inconsciente social influenciam modeladoras exercidas pelas interações sociais sobre o desenvolvimento não incide no interior de um organismo que funciona como umrecipiente vazio a espera de ser preenchido.
O crescimento físico é um processo altamente organizado, tudo acontece de acordo com certa seqüência e certo calendário maturativo. O envelhecimento também não é um processo unitário nem repentino, mas complexo, progressivo e desigual, na medida em que não afeta todo o organismo, assim como não o faz com a mesma intensidade nem com idêntica cronologia. Vamossupor que a mulher é pequena e o tamanho corporal herdado pela criança é o do pai, que é um homem muito alto. Como o espaço do interior da mãe não é ilimitado, o feto deixa de crescer quando ocupa todo o espaço disponível. Provavelmente, poderia ter nascido maior se sua mãe fosse maior, mas após o nascimento haverá um processo de compensação onde a criança era crescer o que deveria ter crescido nabarriga da mãe tendo assim um grande crescimento dentro da escala, ate estabilizar e ter um crescimento normal.
A psicomotricidade esta ligada as implicações psicológicas do movimento e da atividade corporal na relação entre o organismo e o meio em que ele se desenvolve. A psicomotricidade é, ao mesmo tempo, fonte de conhecimento e de expressão dos conhecimentos que já se tem, maneira de gerarvivencias e emoções por meio da relação. A psicomotricidade é um nó que prende psiquismo e movimento ate confundidos entre si em uma relação de implicações e de expressões mutuas.
Preciso considerar o grau de apoio e estimulação das pessoas que rodeiam a criança, assim como, crescente, as metas a que o próprio bebe vai se propondo, que também sejam um estimulo para sua situação (Berthental eClifton,1998).Ha diferenças eu esta relacionada a cultura, pois algumas culturas estimulam a aquisição precoce por meio da pratica e do treinamento repetido, enquanto que outras não acreditam que tal treinamento tenha algum interesse, e outras ainda procuram postergar o momento em que ocorre a independência motora( para evitar crianças muito pequenas entrem sozinhas no bosque ou se aproximem dofogo).Assim já que a aquisição de sertãs habilidades tem limites pelo programa maturativo e pela necessidade de aquisição previa(ficar de pé, atrás é preciso ser capaz de se manter sentado, de controlar o movimento das pernas e manter o equilíbrio), por mais que se estimule um bebe nessa direção, não se pode conseguir que caminhe com desenvoltura aos sete meses.

Desenvolvimento cognitivo durante osdois primeiros anos

As crianças pequenas eram representadas nas pinturas como adultos em miniatura, com traços, roupas e atitudes mais próprias de crianças maiores ou de adultos ou do que ainda bebês. Curiosamente no entanto, as capacidades que eram atribuídas estava longe de ser as dos adultos e, de fato, a imagem dos bebês que prevaleceu ate poucas décadas estava muito mais relacionada com oisolamento sensorial e com incompetência motora e cognitiva do que com capacidades mas complexas. Foi Piaget que, na década de 1930, primeiro mostrou os bebês como ativos exploradores da realidade e com incansáveis construções de sua própria inteligência, em interação com os objetivos em seu entorno, a descrição piagetiana da inteligência sensório motora, que se que se desenvolve do nascimento ateos 18 a 24 meses.
Uma inteligência que Piaget chamou de sensório motora PA destacar um fato que era um tipo de inteligência baseada na percepção da realidade e na ação motora sobre ela,assim com para estabelecer uma nítida fronteira entre a inteligência simbólica posterior (baseada na representação mental e na linguagem) a inteligência pré simbólica dos bebês.
Na descrição de Piaget o bebe...
tracking img