Crescimento e desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC


CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA










Margareth de Bittencourt







ATLETISMO













CONCÓRDIA
2009





1)Relacionado a corrida de obstáculos:

a) AS DISTÂNCIAS PADRÃO: As distâncias padrão serão de 2000 e 3000 m.

b) ALTURA DOS OBSTÁCULOS NAS PROVAS MASCULINAS E FEMININAS: Devem ter 91,4 cm para provasmasculinas e 76,2 cm para provas femininas.

c) O PESO RECOMENDADO PARA OS OBSTÁCULOS: Cada obstáculo deve pesar entre 80 e 100 kg.

d) LARGURA RECOMENDADA PARA OBSTÁCULOS: Tem que ter pelo menos 3,94 m de largura.A seção superior do travessão inclusive do obstáculo do fosso deve ser um quadradro de 12,7 cm de lado.

RELACIONADO AS PROVAS COMBINADAS:

A) O Pentatlo compreende cinco provas aserem realizadas em um dia,na seguinte ordem:salto em distancia,lançamento de dardo,200 m rasos,lançamento de disco e 1.500 m rasos.
B) O declato masculino compreende em dez provas a serem realizada em dois dias consecutivos,na seguinte ordem: primeiro dia:100 m rasos,salto em distância,arremesso do peso,salto em altura e 400 m rasos.Segundo dia:110 m com barreiras,lançamento do disco,saltocom vara,lançamento do dardo e 1.500 m rasos.( FEMININO JUVENIL E ADULTO HEPTATLO E DACATO)
C) O hepitatlo:compreende sete provas a serem realizadas em dois dias consecutivos ,na seguinte ordem: primeiro dia:100 m com barreira,salto em altura,arremesso de peso,e 200 m rasos.
Segundo dia:salto em distância,lançamento do dardo,e 800 m rasos.
D) O octatlo masculino menorcompreende oito provas a serem realizadas em dois dias consecutivos, na seguinte ordem:primeiro dia:100 mrasos,salto em distância,arremesso do peso, e 400 m rasos.Segundo dia:110 m com barreira,salto em altura,lançamento de dardo,e1000 m rasos.E o feminino compreende sete provas realizadas em dois dias na ordem do primeiro dia sendo 100 m com barreiras,salto em altura,arremesso de peso e 200m rasos.e segundo dia,salto em distância,lançamento de dardo,e 800 m rasos.

E) O TEMPO DE INTERVALO RECOMENDADO ENTRE UMA PROVA E OUTRA: O intervalo é de pelo menos 30 minutos.

F) Serão permitidas para as provas de salto em distância,arremesso de peso e lançamento de dardo serão permitidos apenas 3 tentativa Para o atleta.

G) Após 2 saídas falsas os atletas serãodesclassificados.









OUTRAS QUESTÕES:



A)É PERMITIDO A VELOCIDADE DO VENTO ATÉ 2 m,s.

B) EM CASO DE EMPATE EM PRIMEIRO LUGAR EM QUALQUER FINAL, O ARBITRO GERAL TEM O PODER DE DECIDIR SE É POSSÍVEL PROVIDENCIAR PARA QUE OS ATLETAS EMPATADOS COMPITAM NOVAMENTE, SE SUA DECISÃO NÃO FOR ESTA,O RESULTADO PERMANECERÁ.OS EMPATES PARA AS OUTRAS COLOCAÇÕES PERMANECERÃO.PLANOS DE AULA


Aula de lançamento de dardo:

OBJETIVO DA AULA: Executar o lançamento, coordenação, desenvolver força em geral.

DESCRIÇÃO DA AULA
Material usado: Medicine-baal, dardo, ou improvisar com bambu, cabo de vassoura.
Tempo:45 min
Idade: 10 aos 15 anos

Parte inicial: alongamento membros superiores e inferiores e articulações.

Dar duas voltas pela pista paraaquecimento.


PARTE PRINCIPAL: Afastamento antero-posterior perna a frente contrária do braço, empunhar o dardo acima da cabeça, ponta ligeiramente voltada para baixo, lançar para o solo sem muita força. Repetir levando o braço estendido para trás. Flexionar um pouco a perna de trás, passar o peso do corpo para a perna da frente, lançar mais longe, projetando uma parábola. De pé, dardo empunhado, combraço estendido para trás, afastamento Antero-posterior, executar em passada cruzada e lançar. Aumentar as passadas. Afastamento Antero-posterior arremessar uma bola de medicine-ball para frente e ao largar executar a reversão.


Parte final: Alongamento dos membros superiores e inferiores em duplas fazendo descontração dos músculos.


Plano de aula de marcha atlética


Objetivo:...
tracking img