Crescimento vs desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia

Sustentabilidade e Desenvolvimento

Curso: Gestão de Empresas

Nome: Jéssica Rajesh Odhavjee No :2011047

Maputo, 23 de Março de, 2012

Introdução:

O presente trabalho é sobre a realidade económica do mundo em que vivemos. O artigo de sustentabilidade e desenvolvimento refere-se as preocupações sobre o desenvolvimento que são relativamente recentes na história daHumanidade. Este trabalho visa diferenciar o crescimento económico e desenvolvimento como também o papel dos indicadores no que refere a medida do desenvolvimento.

Desenvolvimento:
Crescimento Vs. Desenvolvimento
Apesar do crescimento da riqueza a nivel mundial, podemos notar ate hoje os problemas como a pobreza, miséria e exclusão social continuam a alastrar, privando uma massa cada vezmaior de pessoas do acesso a satisfação das suas necessidades mais básicas, mas estes continuam a margem do crescimento. Perante este paradoxo, podemos averiguar que há uma diferença entre o crescimento e o desenvolvimento.
O relatório da UNESCO, (1999, p:28) menciona a diferença ente o crescimento e desenvolvimento. Com a base de uma citação desse relatório no artigo de sustentabilidade edesenvolvimento, pode se chegar a um consenso que apesar de termos o crescimento e desenvolvimento, muitas vezes utilizados como sinónimos, correspondem a situações bastantes diferentes.
O crescimento económico é um fenómeno da natureza quantitativa, que traduz num aumento continuado de produção de bens e serviços duma economia
O conceito do desenvolvimento ultrapassa o crescimento económico situando-se aum nível qualitativo no plano humano de melhoria das condições de vida das, que permita viver melhor e ultrapassa insegurança das suas vidas quotidianas-insegurança alimentar, insegurança sanitária, insegurança politica e falta de liberdade.
Para medição do desenvolvimento, o relatório da Unesco propõe a utilização do Índice do desenvolvimento Humano (IDH), do PNUD, que é composto pelosindicadores de esperança, de vida a nascença, a taxa de alfabetização de adultos, taxa de escolaridade bruta combinada, PIB per capita em Dolores PPC (paridade de poder de compra).Esse índice foca outros pontos para que haja uma melhor qualidade de vida, do que produzir mais, Defende a Unesco.

Veiga (2005, pag:87) refere que, apesar dos indicadores neste caso mais (IDH) serem mais importantes paraconhecer a realidade, permite tomar medidas de forma melhorar a situação e a conhecer a evolução da mesma ao longo dos anos. Mas devido a dada complexidade da realidade social, os índices são sempre imperfeitos e insuficientes, pois não conseguem traduzir a realidade social.

Podemos dizer que muitos países de vários continentes iludem com a imagem de um estilo de vida ocidental, e do alto consumo,conforto material e permanente entretenimento. E muitos países para conseguir esse nível de vida, começam a evoluir em certos aspetos, deixando os mais importantes para trás. Isto é com como uma grande evolução na produção, muitos países menos desenvolvidos registam taxas de crescimento tao elevadas, mas o crescimento económico não faz um país desenvolvido sem valor democrático e sem respeitosdos direitos humanos.
Muitos economistas, como Ignancy Sachs, Jose eli da Veiga e Vechiatti, dizem que apesar do crescimento e do desenvolvimento serem conceitos diferentes, estes encontram se interligados. O crescimento económico está englobado no desenvolvimento, pois, para que as pessoas vivam melhor, é necessário que se disponha de mais bens e serviços para distribuir.
No entantodesenvolvimento não se resume a crescimento económico, pode haver crescimento sem que se verifique desenvolvimento.
A ligação entre o crescimento económico e o desenvolvimento não e automática. O crescimento é o meio, a grande finalidade é o desenvolvimento.


Sustentabilidade:
Em 1960 Sergio Furtado enfatiza que, a sustentabilidade é um processo histórico autónomo e não uma etapa pela qual tenham...
tracking img