Crescimento populacional no distrito federal comparado a sao paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A população

A população urbana do Brasil sextuplicou em um curto período de tempo, essa mudança não e somente quantitativa mais qualitativa do ponto de urbano, já que a maior parte mudanças atuais e futuras acontecem no ambiente urbano.
O processo de urbanização tem sido rápido, como a população urbana em São Paulo que cresceu de forma significativa. Essa explosão no crescimento foi maissignificativa a partir de 1970, porém desde século passado já era bem significativo, a diferença e a preocupação dos órgãos públicos com esta situação que esta intervindo nas aglomerações urbanos que surgiram, sendo importante para o planejamento urbano.
Na década de 1960 e começo 1970 os planos urbanísticos e atividade de planejamento chegaram ao auge no Brasil o duplo estimulo, tanto no plano dasideias influenciado pelo período pós-guerra na Europa e no plano material onde o governo esta sendo cobrado em relação à estrutura urbana começando então o termo planejamento urbano.
Esse planejamento era o conjunto de ações para ordenamento urbano sendo que era exclusivo do estado não cabendo a entidades privadas realizar o planejamento nem executar. Surgiram os PDI Planos integrados dedesenvolvimento, esses planos envolviam várias cidades, e incluíam vários aspectos, desde obras e infra estruturas até serviços de saúde e educação. Os planos não eram obrigatórios, porém o estado que não tivesse ficava impossibilitado de receber recursos, tinha, por exemplo, o Plano Nacional de Saneamento. Para administrar os recursos foi criado o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo que distribuíaos recursos e prestava acessória a cidades pequenas.
Porém uma os planos não eram executados, ficavam somente teorizados sem ser executado, surgiram então planos setoriais, porém não foram totalmente realizados por um período nem foram mais elaborados, mesmo sendo obrigatórios pela Constituição de 1988 continuaram apenas teóricos e por vezes intangíveis ou que não tinham um efeito a ser visto.No Distrito Federal não foi diferente do que aconteceu em São Paulo, no caso das cidades satélites e não planejadas como Brasília que foi totalmente planejada. O DF atraiu pessoas do Brasil inteiro no processo de interiorização com a criação da nova capital do país, incentivados pelo governa para permanecer na cidade somente durante o processo de construção, os trabalhadores que vieram seestabeleceram não em Brasília, já que não era possível adquirir tais imóveis devido sua condição financeira.
Os operários com seus acampamentos fizeram surgir Taguatinga, por exemplo, era o local em que poderiam se estabelecer depois de terminada a construção, outro refugio. O Núcleo Bandeirante conhecido como “cidade livre” nasceu com a vinda dos primeiro pioneiros em 1956. A falta de planejamento doDistrito Federal fez com que varias cidades surgissem de acordo com a necessidade da população. Não diferente de São Paulo os Planos urbanísticos não foram realizados de imediato, ou antes, do surgimento das cidades, na verdade de certa forma ele veio para tentar controlar a situação problemática que estava se instalando nessas novas cidades.

O que e processo urbano?

No auge do planejamentourbano era possível ver a urbanização, mas não o processo que planejava, que buscava por em pratica os planos.
Um fato importante neste processo foi o fim da escravidão, a promulgação da Lei das Terras e os movimentos separatistas. Agora o antigo escravo era assalariado, ou seja, ele tinha teoricamente a oportunidade de adquirir uma terra através de seu salario. Os trabalhadores foram para acidade que cada vez menos era parecida com o campo. A sociedade continuava elitizada, porém capitalista, tendo um grande crescimento, a produção mercantil cada vez crescia mais. Esse processo de urbanização implica também o processo histórico no Brasil.

Insuficiência crônica, ou a reprodução de escassez

Uma questão importante era como continuar o processo de crescimento urbano de forma...
tracking img