Crescimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia.



1º período de direito, turma P.
Equipe: Marcelo Gomes da Silva.
Moisés Gomes da Silva.








27/03/2012

A era keynesiana.

Até a implantação do modelo econômico proposto por John Keynes, é necessário uma visão dos acontecimentos que desencadearam este processo:
O modelo econômico que antecedeu o a era keynesiana foi proposto pelos economistasbritânicos: Adam Smith(1723-1790) e David Ricardo(1772-1823). Esse modelo era contrario à intervenção do estado na economia e defendia a “mão invisível” do mercado, ideia que foi expressa pelas palavras francesas laissez-faire, laissez-passer(“deixar fazer, deixar passar”).
Ao mesmo tempo vai se consolidando, particularmente nos Estados Unidos, um vigoroso mercado de capitais. As empresas vãodeixando de ser familiares e se transformam em sociedades anônimas de capital aberto, ou seja, em empresas que negociam suas ações em bolsas de valores. Isso permitiu a formação das corporações da atualidade, cujas ações estão, em partes, distribuídas entre milhares de acionistas. Em geral, essas grandes empresas tem um acionista majoritário, que pode ser uma família, uma fundação, um banco ou uholding. Ao passo que o restante esta na mãos de pequenos investidores. No Brasil, uma empresa de capital aberto leva em sua razão social a sigla S.A., sociedade anônima.
Ao final da primeira guerra mundial, os Estados Unidos eram a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana era responsável por quase 50% de toda a produção industrial do mundo. A agricultura tambémaumentara sua produtividade, impulsionada pela mecanização e pela eletrificação rural.
O progresso tecnológico do pais propiciou um grande crescimento da produção econômica. Os americanos viviam um clima de grande euforia, como se a prosperidade fosse uma benção eterna.
Esses dias de gloria da moderna sociedade industrial criaram o americano way of life (estilo de vida americano), caracterizado pelaeuforia de consumo de inúmeros produtos, do automóvel aos milhares de eletrodomésticos. Viver bem tornara-se sinônimo de consumir sempre mais. Consumir ate a ultima novidade produzida pela indústria, esse clima permaneceu por quase toda década de 20.
Até por volta de 1925, os países europeus lutavam com dificuldades para reconstrução da Europa após a primeira guerra mundial. Enquanto isso, osEstados Unidos apresentavam um notável crescimento econômico, com condições de vender aos europeus tudo o que eles precisavam: alimentos, maquinas, combustível, armas e etc.
Possuindo aproximadamente a metade de todo ouro que circulava nos mercados financeiros do mundo, os Estados Unidos saíram da guerra como o grande credor da Europa, projetando-se como grande potencia mundial.
À medida que sedesenvolvia a reconstrução da Europa, os países foram organizando sua estrutura produtiva. A Inglaterra, a Alemanha e a França procuraram atualizar rapidamente seu parque industrial. Depois tomaram uma serie de medidas protecionistas para reduzir as importações norte americanas.
Nos Estados Unidos, porém, a produção industrial e agrícola continuava a crescer, ultrapassando as necessidades decompra do mercado interno e do mercado externo.
Havia uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Ou seja, houve uma superprodução de mercadorias, o que fez seus preços despencarem. E, mesmo assim, não conquistavam consumidores.
Os produtores agrícolas e industriais compreenderam, então, a necessidade de reduzir o ritmo de suas atividades. Para isso precisavamdemitir milhões de trabalhadores. No decorrer da crise, o numero de desempregados nos Estados Unidos atingiu mais de 15 milhões de pessoas.
Em 29 de outubro de 1929 ocorreu a queda vertiginosa de milhões de ações na bolsa de valores de Nova York. Foi um dos dias mais tenebrosos de toda crise. As ações perderam quase todo o seu valor financeiro, e inúmeras empresas e bancos foram à falência. Com o...
tracking img