Crescimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1449 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Profissional de Odemira
Técnico de Gestão
Triénio: 2009/2012
Disciplina: Economia
Professora: Anabela Gamito
Módulo: 7
Tema: O Crescimento Económico Moderno



Trabalho elaborado por:
Cátia Matos nº1
Trabalho elaborado por:
Cátia Matos nº1

Índice
Introdução……………………………………………………………………….pag.2

Dimensão dos mercados…………………………………….. 6



Introdução
Este trabalho foi solicitado no âmbitoda disciplina de Economia, leccionada pela professora Anabela Gamito.
Este trabalho tem como tema principal “Crescimento Económico Moderno”, com a elaboração deste pretendo dar a noção de Crescimento Económico, falar sobre as Dimensões de Mercados, entre outras.

Crescimento Económico, o que é?
O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económicadurante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices:
* Produto Interno Bruto (PIB)
* Produto Nacional Bruto (PNB). 
Hoje, os economistas acreditam que o crescimento económico depende de muitos factores, entre os quais:
* A taxa de crescimento do capital físico de uma economia;
* A taxa de crescimento da sua mão-de-obra e das qualificações dessamão-de-obra (capital humano).
A taxa de crescimento do produto pode depender também, positivamente, de factores como o crescimento do investimento em investigação\tecnologia ou o crescimento do comércio externo e, da intervenção do Estado na economia. Um dos mais importantes elementos que podem explicar mais ou menos crescimento é o próprio nível de riqueza. Quanto mais pobre for um país, maior asua tendência para crescer mais! Isto porque se acredita que os países pobres podem copiar tecnologias a mais baixo custo do que se tivessem que criá-las de origem e porque o capital é relativamente mais produtivo na primeira fase de desenvolvimento.

Etapas
Em início da década de 1960, W. W. Rostow, sugeriu que os países passam por cinco etapas de desenvolvimento económico, estas são:
* Etapa1 – A sociedade tradicional (traditional society), caracteriza-se por uma estrutura que se expande dentro de funções de produção bastante limitadas, na qual predomina uma economia baseada em atividades de subsistência e onde uma proporção substancial de seus recursos é destinada à agricultura, a qual traduz-se na sua mais importante atividade económica. A produção é caracterizada por serintensiva em trabalho, verificando-se uma utilização de limitadas quantidades de capital, cuja forma de alocação é determinada maioritariamente pelos tradicionais métodos de produção, refletindo-se em um nível de produtividade também limitado.

* Etapa 2 – As precondições para o arranco ou a decolagem, abarca sociedades em pleno processo de transição, quando se estabelecem as pré-condições para oarranco, que objectivam afastar a fase dos rendimentos decrescentes característicos da sociedade tradicional. O incremento da especialização do trabalho gera excedentes na comercialização, emergindo uma infra-estrutura de transporte como suporte ao mercado. Com o crescimento da renda, da poupança e do investimento surge uma iniciante atividade de natureza empreendedora. O comércio internacional passa aocorrer com maior intensidade, porém concentrado sobre os produtos primários.
* Etapa 3 – O arranco (take off), representa o intervalo em que as obstruções e resistências ao desenvolvimento são superadas. Incrementa-se a industrialização, ocorrendo a migração de trabalhadores do sector agrícola para o sector industrial, com o crescimento concentrando-se em um número reduzido de regiões do paíse em poucas indústrias. As transformações da economia são acompanhadas pela evolução de novas instituições políticas e sociais que dão suporte ao processo de industrialização.

* Etapa 4 – A marcha para a maturidade (drive to maturity), nesta etapa a economia em ascensão procura estender a tecnologia moderna a toda a sua atividade económica. A economia se diversifica em uma série de novas...
tracking img