Crescimento do pib brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da evolução do PIB brasileiro.

Nesse trabalho, analisaremos a curva de evolução do PIB brasileiro nos últimos 10 anos. Para isso, usaremos o PIB real, pois adistorção que a variação de preço produz não está presente nele, ou seja, ele nos indica realmente o quanto cresce ou diminui uma economia. O PIB real é calculado através dadivisão do PIB nominal pelo Deflator do PIB. O PIB nominal é a soma do valor de todos os bens e serviços finais produzidos por uma região em um determinado período de tempo, e oDeflator do PIB é a variação no nível de preço de um país em um determinado período de tempo.

A Evolução do PIB Brasileiro (trimestral e anual).
O PIB real brasileirotem crescimento em quase todos os anos estudados pelo gráfico, com exceção de 2009-2010 (provavelmente graças à crise que atingiu o mundo nesta época). A redução foi pequenamesmo com a crise mundial, pois o país vive uma fase boa economicamente, sendo um dos BRICS, países que economicamente vem crescendo bastante nos últimos anos no cenáriomundial.
Outra observação importante é que o crescimento do PIB brasileiro é muito irregular, variando em um ano de um crescimento maior para menor em outro e no outro ano volta acrescer mais que nesse ano anterior.
A projeção de crescimento do PIB real brasileiro no ano de 2012 é de 1,52%, o que representa uma queda em relação ao ano de 2011.
Oministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o crescimento econômico brasileiro havia voltado a avançar no segundo semestre deste ano e teria condições de ficar acima de 4%em 2013. A expectativa de crescimento para 2013 segundo o banco central é de 3,96%.

Fontes:
http://exame.abril.com.br/
Livro: MANKIW, N. Gregory. Introdução á Economia.
tracking img