Crescimento demografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Crescimento urbano significa crescimento do número de habitantes nas áreas urbanas. Já o processo de urbanização se refere a toda a dinâmica que resulta no crescimento urbano:
Modificações na estrutura econômica do país/região;
Mudanças culturais;
Infra estrutura, etc.
Em suma o crescimento urbano é um dos resultados do processo de urbanização, mas não o único.
2-Nessa relação ocorreretroalimentação positiva ou seja um induz o outro com a urbanização vem a industrialização a esta estimula o desenvolvimento da cidade para que possa dinamizar seu mercado e negociar seus produtos ou serviços de forma eficiente.
De acordo com a industrialização de uma região, ela vai se tornando urbanizada. É investido em infra-estrutura devido a presença de indústrias na região, para atrair maisindústrias, para dar suporte às indústrias já existentes e como consequência até mesmo da mudança econômica.
3-Até 1950, o crescimento demográfico foi devido sobre tudo ao crescimento vegetativo decorrente das altas taxas de natalidade e a imigração de europeus, atraídos pela agricultura do café. A intensificação do ritmo de crescimento na década de 1950 deve-se a queda das taxas de mortalidadeprovocada pelos avanços da medicina e pela ampliação da rede de saneamento básico, fatores associados ao processo de industrialização e urbanização do pais, que se intensificou a partir desta década. A queda da mortalidade, sobretudo infantil, e a manutenção de elevados índices de natalidade fizeram com que a população brasileira passa-se por um período de grande crescimento conhecido como "TransiçãoDemográfica"
4-A partir da década de 70 observou-se no pais uma redução das taxas de natalidade e dos índices de fecundidade provocada pela intensa urbanização do pais e suas implicações no crescimento populacional,tais como: a maior participação da mulher no mercado de trabalho,o alto custa de criação dos filhos nas cidades e a difusão de métodos anticoncepcionais.Esses fatores foram responsáveispelo declínio do crescimento relativo da população brasileira desde a década de 70.
5-A aceleração do processo de urbanização no Brasil, a partir do século XIX, deve-se, principalmente, ao desenvolvimento da economia cafeeira, que favoreceu o crescimento da infra-estrutura e do setor de serviços urbanos e posterior estímulo ao processo de industrialização.
6-Do estudo com caracterizações etendência de Rede Urbana do Brasil coordenado pelo IPEA(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com apoio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), da Unicamp (Universidade de Campinas) e do SAEDE (Serviço Estadual de Análise de Dados de São Paulo), elaborou-se uma nova classificação da rede urbana brasileira, levando-se em conta as intensas mudanças ocorridas na estrutura urbanado país, nas últimas décadas.O estudo identificou 111 centros urbanos que estruturam a teia municipal do país e representam2% do total de municípios brasileiros. Esses centros urbanos funcionaram como nós da rede urbana brasileira, polarizando fluxos de bens, pessoas e serviços entre as cidades e suas respectivas áreas rurais. O estudo classificou as cidades em quatro grupos, segundo várioscritérios, como diversidade da economia, concentração de centros decisórios(sede de grandes empresas nacionais, ou de filiais de grandes multinacionais, ligadas aos setores financeiros, produtivos, etc.), desenvolvimento da infra-estrutura (transporte, telecomunicações, informática, energia, etc.).Assim, a partir desses critérios temos a seguinte classificação da Nova Rede Urbana Nacional:
• metrópolesglobais: São Paulo e Rio de Janeiro;
• metrópoles nacionais: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador;
• metrópoles regionais: Belém, Goiânia, Campinas;
• centros regionais: Cuiabá, Porto Velho, Manaus,Rio Branco, Londrina, Florianópolis, Campo Grande, Vitória, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Aracaju, Maceió, São Luís, João Pessoa, Natal,...
tracking img