Crescimento de mudas de umbuzeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF












CRESCIMENTO DE MUDAS DE UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda)(Anacardiaceae) SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE HÚMUS DE MINHOCA












Orientando: Reinaldo Pereira da Silva Filho








Petrolina – PE
2009
INTRODUÇÃO


Constata-se que os impactos produzidos ao longo do processohistórico pelo uso e ocupação da terra degradaram de modo gradativo e contínuo a base dos recursos naturais e a qualidade ambiental. Há necessidade premente de que nesses sistemas as ações de recuperação ambiental sejam implementadas, evitando-se atingir níveis irreversíveis de deterioração, impedindo-se sua recomposição ou tornando-os economicamente inviáveis (SILVA et al., 2006).
Spondiastuberosa Arruda (Anacardiaceae) conhecida como umbuzeiro, é uma espécie típica das caatingas do nordeste brasileiro. O umbuzeiro naturalmente é encontrado nas caatingas elevadas, de ar seco, noites frescas e dias ensolarados, como as regiões do Cariri pernambucano, Serra do Seridó norte rio-grandense, agreste piauiense e caatingas pernambucanas e baianas, onde as precipitações variam de menos de 400mmaté 800mm anuais. Em algumas áreas da caatinga, o umbuzeiro não esta presente na comunidade original. Quando cultivado, desenvolve-se muito bem do Piauí a Bahia. É considerado endêmico da Caatinga. É uma árvore frutífera heliófita, xerófita perfeitamente adaptada a regiões semi-árida e subúmida do Nordeste brasileiro e altamente resistente a prolongados períodos de estiagem. Sua propagação pode serfeita por sementes estaquia ou enxertia. Plantas oriundas de semente iniciam logo a formação das batatas nas raízes, o que não acontece nas mudas provenientes de estacas (MAIA, 2004).
O ecossistema Caatinga esta localizado no Nordeste brasileiro (em sua grande maioria) e ao norte de Minas Gerais. Segundo Rizzini, 1997, citado em Leal, 2003, a Caatinga cobre aproximadamente 800.000 km² doNordeste brasileiro, e corresponde a 11% do território nacional. O clima predominante é semi-árido com prolongadas estações secas, onde ocorre a queda das folhas deixando a paisagem com uma cor acinzentada, característica da caatinga. A vegetação da caatinga pode ser caracterizada como florestas arbóreas ou arbustivas, compreendendo principalmente árvores e arbustos baixos, muitos dos quais apresentamespinhos, microfilia e algumas características xerofíticas (LEAL et al., 2003).
De acordo com Valverde, 1969, citado em Puignau, 1994, os solos da Caatinga são rasos, bem drenados, pobres em matéria orgânica e relativamente ricos em bases solúveis.
Quando os resíduos vegetais e animais são incorporados ao solo ou sofrem o processo de compostagem, numerosos microrganismos como bactérias, fungosactinomicetes, além de vermes e insetos, passam a atacar esses materiais. Alguns componentes da matéria orgânica são utilizados pelos microrganismos para formação de seus tecidos, outros são volatilizados e outros são transformados biologicamente em uma substancia escura, uniforme, com consistência amanteigada e aspecto de massa amorfa rica em partículas coloidais. A essa substância dá-se adenominação de húmus (KIEHL, 1985).
Estercos animais, independentemente de sua origem, sempre tem produzido resultados favoráveis, chegando a igualarem ou até mesmo superarem os efeitos dos fertilizantes minerais (KIEHL, 1985).


OBJETIVOS

Objetivo Geral
Estudar o comportamento de mudas de Spondias tuberosa Arruda (Anacardiaceae), submetidas a diferentes dosagens de húmus de minhoca.Objetivos específicos
i) Avaliar sob condições de viveiro o desenvolvimento de mudas submetidas a diferentes dosagens de húmus de minhoca;
ii) Avaliar a sobrevivência das mesmas em áreas de restauração florestal.

HÍPOTESES
i) Diferentes doses de húmus de minhoca proporcionam diferentes taxas de crescimento entre as mudas;
ii) As mudas submetidas às diferentes doses de húmus de...
tracking img