Crescimento de igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia
Disciplina: Metodologia de Crescimento de Igreja
Docente: Otoniel Ferreira
Discente: Jideilton Góes Lima

RELATÓRIO DE LEITURA

Nascimento da igreja de Saddleback através do Pr. Rick Warren. Mostra que para o nascimento dessa igreja Warren fez vinte observações na vida de outros pastores e estudo da bíblia para segundo pegar a onda certa paranascer a nova igreja. Usa-se tal linguagem de surf pelo fato de estarem inseridos na California onde o esporte é muito difundido. Ocorreram dúvidas quanto ao local de estabelecimento da nova igreja, mas direcionado Por Deus escolheu a California. Outra dúvida era “que tipo de igreja seremos?” Atrair outros cristão de outras igrejas ou alcançar os não-crentes? A segunda opção foi adotada. Daí nasce anova igreja.
No segundo capitulo tenho oito mitos sobre crescimento de igreja:
1º Mito: a única coisa que importa para grandes igrejas é o numero. Segundo o autor uma mega igreja tem total condição de atender de forma individual os membros, fazendo-os sentirem-se acolhidos. Daí é nos dada às cinco dimensões do crescimento de igrejas:
Igrejas crescem mais calorosas através do companheirismo.Igrejas crescem com intensidade atreves do discipulado. Igrejas crescem mais fortes através da adoração. Igrejas crescem em amplitude através do ministério. Igrejas crescem em números através do evangelismo.
2º Mito: grandes igrejas crescem à custa das menores. Warren mostra que seus membros não saíram de igrejas menores para Saddleback, mas 80% dos membros eram não crentes, Aliás, Rick também mostraque geralmente crentes que vem de igrejas menores para maiores é porque não estão comprometidos com a missão, e querem simplesmente serem expectadores de sermões, e essa não era a idéia principal de Saddleback e a grande comissão também não apóia esta iniciativa.
3º Mito: Você deve escolher entre quantidade e qualidade. Como foi mostrado anteriormente podemos conciliar tanto qualidade quantoquantidade. Quantidade cria qualidade. 4º Mito: É necessário comprometer a mensagem e a missão da igreja para que ela venha crescer. Precisamos ser comprometido. 5º Mito: Se você for bastante dedicado, sua igreja irá crescer. É necessário mais que dedicação, precisamos de inteligência, ou propósito, além do poder divino. 6º Mito: Existe uma chave secreta para o crescimento da igreja. Não existemmétodos certos, e sim uma mensagem que é certa que é única. 7º Mito: Fidelidade é tudo que Deus espera de nós. Deus espera também frutos (Jo. 15:16) 8º Mito: Nada há para aprender nas grandes igrejas. Sabemos muito bem que é contrário. Muito temos a aprender delas, porém não podemos copiá-las. Devemos analisar o princípio e o processo.
O que motiva a igreja? Personalidades? Dinheiro? Programas?Construções? Eventos?
Rick Warren traz uma nova proposta: Uma igreja dirigida com propósito. Uma igreja com propósitos de Deus prevalece, enquanto programa, personalidade... O propósito traz uma visão clara do que Deus quer fazer em sua igreja, através de sua igreja. O propósito é o norte da igreja.
Os alicerces da igreja são os propósitos. E estes determinam a durabilidade e o tamanho da construção. Compropósito a igreja trabalha concentrada nos propósitos, alem de atrair a compreensão dos membros. Ao definir os propósitos da igreja precisamos verificar se eles são: bíblicos, mesuráveis , específicos e transferíveis. Duas passagens: na Saddleback Rick Warren utiliza duas passagens para estabelecer seus propósitos: Mt 22:37-40 e 28:19-20.
1- Amar a Deus de coração- Adoração
2- Ame a seupróximo como a ti mesmo-Ministério
3- Ir e fazer discípulos-Evangelismo
4- Batizar-comunhão-(Comunidade)
5- Ensinar o obediência-Discipulado
Após definir os propósitos da igreja precisamos de métodos para comunicar esses propósitos aos membros. A 1ª lição importante é que visão e os propósitos precisam ser redeclarados a cada 26 dias, esse era o princípio utilizado por Neemias. Mostre...
tracking img