Crescimento acelerado do espirito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVRSIDADE VILA VELHA
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ECONOMIA CAPIXABA
NATALIA FRECHIANI HERZOG

Resumo do capitulo: A Industrialização Acelerada.

(A) As fases do crescimento;
O crescimentoeconômico do Espirito Santo pode ser categorizado em três fases relevantes. Ate a década de 1960, o Estado era dependente economicamente do café, entretanto sua vulnerabilidade diante o mercadointernacional trazia grandes oscilações, que por sua vez minavam o avanço. Assim, conscientizou-se por uma alternativa de desenvolvimento vinculada a um modelo industrial da economia que dinamizasse aorganização industrial, inaugurando uma segunda fase de crescimento.

Concomitantemente a um projeto de nível nacional para integração regional com diminuição de desigualdades, o Estado cria polosindustriais alternativos a partir do acordo, em 1966, com o IBC/Gerca. Desse modo, a industrialização, conduzida através da utilização de matérias-primas locais, segue uma política de reinvestimento nopróprio território: o Espirito Santo acolhe o papel de investidor e repassador de recursos ao setor privado. Esse subterfugio veio a diversificar os setores econômicos. Estruturas que hoje são de sumaimportância para o Espirito Santo cresciam nesse momento, como: CVRD, CST, Aracruz Celulose, Cofavi e complexo portuário.

Já com uma plataforma predominantemente industrial, em meados da década de 1970,o Estado embarca em uma terceira fase de crescimento: Formulação de Grandes Projetos industriais, partindo de investimento não só estatais como também estrangeiros. Paralelamente, cabe ressaltar anecessidade de um suporte local para o crescimento. A cidade de Vitória foi o ponto de convergência da ação industrial, conquanto não se promoveu uma politica social para adequação dos parâmetrosnecessários aos investimentos. Os setores secundários e terciários expandiram conforme expandiu o marcado urbano, entretanto a qualificação, a infra-estrutura e os serviços básicos não supriam a força...
tracking img