Cresciemento e desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



[pic]







Turma P12IG

Professora – Vitória Brás

Escola Secundária De Silves

Ano Lectivo 2012/13



Trabalho realizado por:

-Fábio Rocharte Nº2

-Pedro Cantinho Nº4

-Rúben Pombinho Nº5


Indice


Introdução 3
Crescimento Económico 4
Conceito 4
Indicadores 4
Desenvolvimento 5
Conceito 5
Indicadores 5
Indicadores Simples 6
IndicadoresCompostos 7
O crescimento económico moderno 8
Características do crescimento económico moderno 9
Aumento da produção e da Produtividade 9
Alterações da estrutura da actividade económico 9
Argentina 11
Introdução 11
Economia da Argentina 11
Desenvolvimento Económico 12
Suécia 13
Introdução 13
Economia da Suécia 14
Cenário económico recente 14
Desenvolvimento Económico 15
Taxa deCrescimento do PIB 16
Taxa de desemprego 17
Conclusão 18










Introdução



O tema que será abordado neste trabalho é referente ao Crescimento e Desenvolvimento económico de um país desenvolvido e de um pais em vias de desenvolvimento(Suécia e Argentina, respectivamente).

Falamos em Crescimento, quando se pretende descrever um fenómeno que traduz o aumento da riqueza produzida porum determinado país, ou determinada região ao longo de um dado período de tempo. Diferenciando-se assim do Desenvolvimento, uma vez que este, se trata de um fenómeno de cariz social, total, centrado no bem-estar das populações, incluindo as transformações estruturais ocorridas a nível económico, social, político, cultural, ambiental, etc.

Desta forma, para a realização deste trabalho énecessário focar maior atenção no Desenvolvimento, pois por opção dos elementos do grupo, neste tema são abordados indicadores que dizem respeito a este fenómeno, pelo facto de ser um fenómeno multidimensional e de utilizar uma pluralidade de indicadores pois, só deverá ser interpretado na sua globalidade.

Os indicadores económicos tratam-se pois de instrumentos que têm por propósito finsestatísticos, sendo realmente indispensáveis aos economistas, uma vez que traduzem médias e permitem efectuar a comparação entre diversos países em termos económicos, apesar de também possuírem algumas limitações.

Com isto, podemos identificar indicadores simples e indicadores compostos. Então, quanto aos indicadores simples podem ser diferenciados em indicadores económicos, políticos, socioculturais edemográficos.

Quanto aos indicadores compostos, referem-se ao Índice de desenvolvimento humano, índice do desenvolvimento quanto ao género, índice de equidade do género, índice de pobreza humana para os países desenvolvidos e para os países subdesenvolvidos entre outros.

Com isto, recorreremos a alguns indicadores para proceder à análise da situação dos diversos países, face aos restantes,de forma comparativa, em relação ao Desenvolvimento e ao Crescimento.







Crescimento Económico



Conceito

Crescimento Económico é o aumento regular da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciado no tempo e no espaço.

O Crescimento Económico é um fenómeno essencialmente de ordem quantitativa, que se pode traduzir num aumento continuado da produção debens e serviços de uma economia.

O Crescimento Económico representa o aumento quantitativo na produção de um pais, ou seja, produz-se mais em quantidade e em valor, o país obtém maior rendimento nesse periodo.





Indicadores



Para conhecermos a capacidade de produção de uma economia utilizamos como indicador o Produto Interno Bruto (PIB) que representa a quantificação, ao valorde mercado, de todos os bens e serviços finais – vestuário, calçado, alimentos, viagens, férias, etc. – produzido durante um determinado periodo de tempo num país.

Na quantificação do crescimento económico de um país utiliza-se o PIB, a taxa de crescimento do PIB e o PIB per capita. Estes valores são calculados em termos reais (ou seja, calculados a preços constantes), pois permitem-nos...
tracking img