cresccimento urbano e desenvolvimento sustentavel

373 palavras 2 páginas
DISCENTES – ANA CAROLINA, CAÍSA ÍSTEFANE E IGOR RODRIGUES
DOSCENTE – LÚCIO VEIMROBER JR.
SUBSEQUENTE / MEIO AMBIENTE 29113.3

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAIS

SEABRA – BA
2014
PROCESSO PARA CRIAÇÃO DE UCS MUNICIPAIS

As UCs (unidade de conservação) são áreas do território nacional de domínio público ou privado, legalmente instituídos pelo Poder Público para proteção dos microrganismos, flora, fauna, solo, paisagens, clima e processos ecológicos in situ, e se dividem em dois grupos: o primeiro é a Unidade de Proteção Integral, onde o principal objetivo é a proteção da natureza. O segundo é a Unidade de Uso Sustentável que concilia a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.
As UCS tem como objetivo proteger da destruição de ambientes naturais como florestas, rios, zonas úmidas e recifes de coral que provem serviços ambientais. Vale ressaltar que nos dias de hoje, sem a legal proteção e manejo das UCS, haveria uma maior destruição pelo avanço do “desenvolvimento moderno”.
PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE UCS
1º PASSO: Reivindicação por ONGs, associações de moradores, empresas privadas ou poder público para proteger uma área e torna-la UC.
2ºPASSO: Realização de estudos técnicos. Embasados nestes estudos responder perguntas sobre levantamento da fauna e flora, levantamento das características físicas, levantamento socioeconômico, situação fundiária e elaboração de mapas e delimitação da área da UC.
3º PASSO: Encaminhar a proposta para criação da UC ao órgão municipal de meio ambiente, pois o órgão dará os pareceres técnicos.
4º PASSO: Realizar consulta, ou seja, informar e consultar a população local, para que todos possam saber e opinar sobre a criação da UC. Após a consulta pública, apresenta-se a proposta final da UC, além de emissão de nota técnica e confecção do mapa final.
5º PASSO: Etapa onde o órgão ambiental responsável pela proposta, envia determinados documentos ao seu

Relacionados

  • 2010 HidekoMiyota
    110252 palavras | 442 páginas