Creio em jesus cristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: CREIO EM JESUS CRISTO
Acolhida:
- Estória: Palhaço de rua (Livro: A Quem Iremos Senhor? – Explicação do Credo para adultos – Pe Luiz Cechinato)
Deus vai ao encontro do homem
Todo nós encontramos muitos palhaços nos caminhos da vida. Palhaços que se vestem de diversas maneiras. Palhaços de todos os tipos: palhaço homem, palhaço mulher, palhaço dinheiro, palhaço bebida,palhaço maconha ... E vamos sendo atraídos pela fala do palhaço. Gostamos de fantasia, de novidade, de ilusão. Os primeiros a serem cativados pela fantasia de um palhaço foram Adão e Eva. Bastou uma sugestão da serpente, uma vaidade. Quando perceberam, tinham se afasto do Pai e tiveram medo. E aqui vem o pior: não confiaram no amor do Pai. Fugiram dele. Deus, porém, foi-lhes ao encontro: “Mas o SenhorDeus chamou o homem e lhe disse: Onde estás? E ele respondeu: Ouvi o barulho de vossos passos no jardim, e tive medo, porque estou nu, e escondi-me” (Gn 3,9-10).
Vemos aí como é grande o amor de Deus por nós: Ele veio ao nosso encontro. Nós, quando vamos perdoar alguém que nos ofendeu, esperamos que tal pessoa venha até nós e peça perdão de seu erro. Por isso, São João, que conheceu bem a Deus,fala que Deus no amou primeiro: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho em expiação de nossos pecados” (1Jo 4,10).
Desde o Antigo Testamento constam algumas profecias sobre a vinda do Salvador. (sugestão: fazer uma cabeça de palhaço e ir trocando as roupas dele como, homem, mulher, dinheiro, bebida, maconha... ou fazer todos estespalhaços e pedir para os catequizando descobrirem e comentarem).
- A primeira promessa do Salvador - Deus detesta o pecado mas ama o pecador. É o que nos diz a escritura: “Pela minha vida, diz o Senhor, não me alegro com a morte do pecador. Pelo contrário: desejo antes que o ímpio se converta e viva” (Ez 33,11). Por isso Deus veio ao encontro de Adão, reprovou seu erro, mas prometeu-lhe enviar oSalvador. Depois de amaldiçoar a serpente, o Senhor decretou a vitória de Cristo sobre o demônio: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, enquanto tu te lançarás contra o seu calcanhar” (Gn 3,15).
Assim como o pecado entrou no homem passando pela mulher, Deus também nos dá o Salvador passando pela mulher: “Quando chegou a plenitude dos tempos,Deus enviou o seu Filho nascido de uma mulher...” (Gl 4,4). É Jesus de Nazaré nascido de Maria, que á descendência de Eva como nós.
- A profecia de Miquéias - A promessa de enviar o Salvador foi repetida muitas vezes por Deus aos grande representantes do seu povo, como Abraão, Isaac e Davi. Mas Deus falou principalmente através dos profetas. A Miquéias, por exemplo, Deus mencionou o lugar ondedeveria nascer o Messias: “E tu, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá, de ti sairá para mim Aquele que há de dominar em Israel, e tem suas origens desde os tempos anteriores, desde os dias mais remotos” (Mq 5,1). Essa profecia, anunciada 700 anos antes de Cristo, foi confirmada com o nascimento de Jesus em Belém, como observa São Mateus 2,4-6.
- Nascerá de uma Virgem –Isaias foi contemporâneo (foi do mesmo tempo, da mesma época) de Miquéias, e predisse muitas coisas a respeito do Salvador. Uma de suas profecias diz que o Messias iria nascer de uma Virgem: “Pois bem, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que uma Virgem concebe e dá à luz um Filho, ao qual porá o nome de Emanuel” (Is 7,14). O importante é notar que o nascimento do Messias se dará de maneiramiraculosa. Aquele “sinal” que Deus dará significa Jesus nascendo de maneira extraordinário, isto é, de uma “virgem” que não perde a virgindade (porque dar à luz com a perda da virgindade não é nenhum sinal, uma vez que é comum a todas as mães). “Emanuel” não é propriamente um nome. É antes uma afirmação da divindade de Jesus, pois “Emanuel” quer dizer: “Deus conosco”. Essa profecia e também a...
tracking img