Credito e cobranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gislene Vital da Silva
Tatiana Ribeiro Wanderley

Relação de Taxa de Juros/Inadimplência, SERASA, SPC Brasil, CDL Natal, Riscos e Incertezas de mercado, Aval, Fiança e Hipoteca

Natal
FACEX/RN
2012

Gislene Vital da Silva
Tatiana Ribeiro Wanderley

Relação de Taxa de Juros/Inadimplência, SERASA, SPC Brasil, CDL Natal, Riscos e Incertezas de mercado, Aval, Fiança e Hipoteca
Trabalhorealizado na disciplina de Gestão de Crédito e Cobrança do Curso de Gestão Financeira na Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN, sendo parte da 2a unidade do 3o periodo.

Natal
2012

Introdução

Este trabalho tem como objetivo informar os conceitos e funções relacionados aos temas a seguir: Taxa de Juros/Inadimplência, SPC Brasil, CDL Natal, Riscos e Incertezas de mercado, Aval,Fiança e Hipoteca, mostrando a sua real importância no desenvolvimento do País

Taxa de Juros/Inadimplência

Nada mais é do que o não pagamento até a data do vencimento de um compromisso financeiro com outrem, quando feita negociação de prazos entre as partes, para aquisição de um bem durável ou não-durável, ou prestação de serviços, devidamente executados.
O presidente do BancoCentral, Alexandre Tombini, que participa de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, avaliou nesta terça-feira (5) que alguns fatores sugerem a redução da taxa de inadimplência ao longo do segundo semestre deste ano.
Após recuar em março, dados do BC mostram que a taxa de inadimplência das pessoas físicas, que mede o atraso de pagamento superior a 90 dias, voltou a subir em abril,quando atingiu 7,6%. Com isso, retornou ao patamar mais elevado desde dezembro de 2009(7,71%), segundo números da autoridade monetária. Para aquisição de veículos, a inadimplência bateu recorde.
Entre estes fatores que favorecerão a redução da inadimplência, segundo ele, estão as concessões de crédito (veículos) realizadas a partir do segundo semestre de 2011, que apresentam menor nível deinadimplência, além do atual estágio do "ciclo monetário" (processo de redução dos juros básicos da economia, que vem sendo implementado pelo BC desde agosto do ano passado). Nos últimos meses, o BC baixou os juros de 12,5% para 8,5% ao ano -o menor patamar da história.
De acordo com Tombini, do Banco Central, as reduções dos juros e dos spreads bancários facilitam o processo de refinanciamento erenegociação de dívidas existentes, com potencial de diminuir a taxa de inadimplência. Isso quer dizer que as pessoas físicas e empresas têm condições, com este processo de corte dos juros bancários, de buscar linhas de crédito mais baratas para quitar os compromissos inadimplentes.
Tombini também avaliou que a perspectiva de aceleração do crescimento ao longo do segundo semestre também favoreceráníveis menores de inadimplência, pois isso tende a gerar novos postos de trabalho e renda em ascensão. Tombini também citou, como fatores que ajudarão a diminuir os atrasos nos pagamentos, a trajetória de queda da inflação, preservando os ganhos reais de salários.

Serasa
A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação deserviços de interesse geral. A instituição é reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como uma entidade de caráter público (Lei 8.078, artigo 43, parágrafo 4º).
Em seus computadores são armazenados dados cadastrais de empresas e cidadãos e informações negativas que indicam dívidas vencidas e não pagas e os registros de protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundos e outros registrosprovenientes de fontes públicas e oficiais. Os dados de dívidas vencidas são enviados sob convênio com credores/fornecedores, indicando os dados do devedor.
As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas, com o objetivo de dar apoio às decisões de crédito e, assim, tornar os negócios mais baratos, rápidos e seguros.
A Serasa...
tracking img