Credito de carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRÉDITO DE CARBONO
Segundo The Climate Analysis Indicators Tool – CAIT, 2003, o mundo lança em torno de 35.5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano na atmosfera, que é o principalagravador do aquecimento global. Para que esses números sofressem uma queda significativa, foram criados alguns projetos de redução de emissão de gás carbônico.
De acordo com o site biodieselbr.com(Crédito de Carbono – MDL), o mercado de crédito de carbono surgiu em 1997 com a assinatura do Protocolo de Quioto. Basicamente determina que seus signatários (países desenvolvidos ou países do anexoI) reduzam a emissão de gases do esfeito estufa em 5.2% em média, relativas ao ano de 1990, entre 2008 e 2012. Como é uma meta difícil de ser alcançada, existem algumas alternativas chamadas demecanismos de flexibilização. Para não prejudicar a economia desses países, o protocolo estabeleceu, caso não seja possível alcançar a meta de redução dos gases, esses podem comprar créditos de carbono deoutros países que possuam projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) nasceu de uma proposta brasileira à Convenção Quadro das Nações Unidas sobreMudança do Clima (CQNUMC). Trata-se do comércio de créditos de carbono baseado em projetos de sequestro ou mitigação. O MDL é um instrumento de flexibilização que permite a participação no mercado dospaíses em desenvolvimento, ou nações sem compromissos de redução, como o Brasil. Os países que não conseguirem atingir suas metas terão liberdade para investir em projetos MDL de países emdesenvolvimento. Através dele, países desenvolvidos comprariam créditos de carbono, em tonelada de CO2 equivalente, de países em desenvolvimento responsáveis por tais projetos.
Segundo Segreti e Brito (2005), aUnião Européia estabeleceu a seus membros um projeto de redução na emissão de crédito de carbono, criando a European Union - Emission Trading Scheme (EU - ETS), que começou a vigorar a partir de 01...
tracking img