Creche tia clety: um pouco da historia da educação infantil em ituaçu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRECHE TIA CLETY:
UM POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EM ITUAÇU, BAHIA

Adalcira Gonçalves / UNEB[1]
Idelice Oliveira / UNEB1
Maria do Alívio Canguçu / UNEB1
Soraya M. R. Adorno (sorayaadorno@hotmail.com) / UESB[2]
Vanuzia M. T. Ignácio / UNEB1

RESUMO

Este artigo representa um primeiro esforço de apresentar parte da história da educação infantil no município deItuaçu/BA, tendo como universo a Creche Municipal Tia Clety, fundada em 1990. Nosso objetivo é identificar, historicamente, a importância dessa instituição na formação inicial dos educandos do município. Para alcançar essa meta buscamos contribuições de teóricos que se debruçam, tanto sobre a história da educação da infância quanto sobre as práticas pedagógicas nessa modalidade de ensino. Esses estudiosos eseus estudos contribuíram sobremaneira com a análise dos dados de nossa pesquisa. Tais dados foram coletados por meio de questionários junto ao prefeito municipal à época da pesquisa e alguns ex-prefeitos, além de pais de alunos e de professores da Creche Tia Clety. O resultado obtido demonstra que foram grandes as transformações vivenciadas tanto no aspecto social quanto no educacional na sededo nosso município, pois percebemos que a criação da Creche Tia Clety foi determinante na formação inicial dos educandos.

Palavras chave: História da Infância; Creche Tia Clety; Formação de Professores; Rede UNEB.

CRECHE TIA CLETY:
UM POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EM ITUAÇU, BAHIA

Adalcira Gonçalves / UNEB1
Idelice Oliveira / UNEB1
Maria do Alívio Canguçu / UNEB1
Soraya M. R.Adorno (sorayaadorno@hotmail.com) / UESB2
Vanuzia M. T. Ignácio / UNEB1

O tema deste estudo surgiu da nossa vontade em levantar a história da Creche Tia Clety, o que nos possibilitaria conhecer um pouco da história da educação infantil no município de Ituaçu (BA). Nosso objetivo é, então, apresentar a Creche Tia Clety, identificando sua importância para a educação ituaçuense.Importância essa sentida não só por parte de pais e alunos, mas também por parte dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Para melhor compreensão do tema fez-se necessário conceituar infância e sua instrução através dos tempos, que faremos na perspectiva de alguns teóricos, como; Sônia Kramer (1992), Philippe Ariès (1981), Luciana Muniz (1999), Roseli A. C. Fontana e Maria Nazaréda Cruz (1997), Moysés Kuhlmann Jr. e Rogério Fernandes (2004), além de abordarmos os pressupostos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Realizamos uma retrospectiva sobre a criança e sua instrução, bem como a criação de jardins-de-infância e creches no Brasil, fundamentados nos estudos de Farrari (2006) sobre Frederico Augusto Guilherme Froebel, Sônia Kramer (1992, 1999), Marlene BarchiDib (2007 e 2008), Alysson Massote Carvalho, Marília Guimarães Mata Machado e Emílio Suyama (2002), Raimundo Moacir Mendes Feitosa (1997), analisando também como a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e outras leis e decretos tratam o tema da infância e sua instrução.

O trabalho culmina com a história, propriamente dita, da Creche Tia Clety, subsidiada porrelatos pessoais, documentos e leis como: Lei Orgânica de Ituaçu (1990), Ata da Câmara Municipal de Ituaçu (1989) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNI. Analisamos os dados obtidos através de questionários que foram aplicados aos gestores, pais e professores, que possibilitaram valiosas informações acerca da história da infância ituaçuense tendo como propulsora aCreche Tia Clety e suas ações educacionais e sociais.

A infância através dos tempos

Discorrer sobre infância remete, certamente, falar sobre criança, brincadeiras e escola. Ela é entendida como o período inicial da vida do ser humano, que se estende do nascimento até a puberdade. É uma fase que se caracteriza pela ingenuidade, falta de maturidade e principalmente pela curiosidade. É,...
tracking img