Creative commons

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|

CREATIVE COMMONS




Resumo
O objetivo deste artigo é abordar a aplicação do Creative Commons, especificando todos os detalhes que possibilitam a difusão do conhecimento através dos canais web, ferramenta esta que pratica um modelo de licenciamento livre onde seus usuários podem interagir facilmente com o autor, modelando, melhorando, modificando, agregando valor e gerandouma nova documentação livre sem interferências autorais.

Palavras-chave: Creative Commons, licenças públicas e divulgar conhecimento.

1. Introdução

A utilização desta ferramenta é um exemplo relevante para que haja a distribuição do conhecimento e a valorização autoral, onde os conteúdos são disponibilizados com um propósito de coletividade. As obras postadas na internet, nesta modalidade,se tornam documentos livres para utilização e seus usuários têm o direito de utilizar, modificar e distribuir total ou parcialmente seus conteúdos.

1.1 Histórico

Segundo Lemos (2011) o surgimento desse tipo de licença se deu pelo fato de que o direito autoral protege todos os direitos das obras sem fazer diferença de conteúdo, sendo que a utilização destas por qualquer pessoa dependeexclusivamente da autorização do autor, procedimento este que dificulta a divulgação de obras como criações intelectuais, musicas etc., a creative commons flexibiliza a utilização dessas obras com o consentimento do autor.
Lawrence Lessig, professor da Universidade de Stanford formalizou este projeto em 2001 nos EUA fundando nesse mesmo ano a organização junto com Hal Abelson e Eric Eldred,juntamente com o apoio do centro de domínio publico o qual é coordenado por um conselho de diretores e um conselho técnico.
É uma nova forma de gerenciar os direitos autorais de obras publicadas que está presente em mais de 40 países e que no Brasil é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas a qual adaptou a creative commons à realidade brasileira e permite que autores e criadores deobras possam permitir certo tipo de uso dessas obras por parte da sociedade (Lemos 2011).
A primeira licença creative commons foi publicada em 16 de dezembro de 2002 e está sendo aceita por muitos escritores, músicos, cantores, por permitir que suas obras sejam compartilhadas da forma escolhida, tornando este um projeto atual e ambicioso que propicia uma vasta variedade de licenças, aplicáveisaos materiais criativos.

1.2 Acesso ao conhecimento

O conhecimento é distribuído mais rapidamente com os modelos livres para a utilização; os licenciamentos especificados como livres, distribuem conteúdos culturais em diversas modalidades, como: filmes, músicas, textos, fotos, projetos arquitetônicos, websites. Lemos (2011) afirma que a liberação de utilização das obras por seus autoresfacilita a utilização das mesmas.
Conforme o site http://www.creativecommons.org.br a única maneira de proporcionar o livre acesso e utilização das obras, favorecido pela universalização de pesquisas devido à internet é a utilização do Cretive Commons, deixando de lado as preocupações com a legislação de copyright e facilitando a troca de informação e a utilização de conhecimentos já adquiridos eestudados para novos projetos, editando e enviando material para a web, tendo sua missão em desenvolver apoiar administradores à técnica legal que amplia a criatividade e distribui a inovação.

1.3 Como disponibilizar uma obra

Através da pagina http://www.creativecommons.org.br, os criadores das obras responderão um questionário para ser decidida a modalidade de licença que será liberada,podendo ser inclusas outras informações sobre a obra; depois dessa etapa será clicado em “escolha uma licença”, onde será escolhido um botão que mostrará uma figura declarativa da creative commons, onde pode ser feita a escolha de mais de uma licença, combinando as mesmas para poder ser disponibilizado em qualquer site de pesquisa. Em resumo, para a obra ser disponibilizada, basta aplicar o...
tracking img