Crea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.creaba.org.br/Artigo/207/Crea-BA-70-anos.aspx

http://www.creaba.org.br/Artigo/207/Crea-BA-70-a
Crea-BA 70 anos
Alicerces de uma história antiga

Foi no dia 23 de abril de 1934 que o então presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), Pedro Rache, assinou a Resolução 002, na qual aprovou a organização dos Conselhos Regionais. A partir desse dia, estavacriado o Crea 3ª Região, que de sua sede, em Salvador, atenderia os profissionais da Bahia, Sergipe e Alagoas. Sob a presidência de José Americano da Costa, a primeira reunião foi realizada na Escola Politécnica da Ufba, no dia 16 de junho. Ali foram escolhidos os seis conselheiros que deram os primeiros passos para a construção dessa autarquia federal que hoje engloba também os profissionais daagronomia, geologia, geografia, meteorologia, tanto em nível superior quanto nas graduações de técnico e tecnólogo."Ao longo dos anos, buscou-se não apenas estreitar as relações entre o Conselho e os profissionais, nosso intuito era o de mostrar a relevância de nossas profissões no dia-a-dia da sociedade", enfatiza Marco Amigo, no seu segundo mandato à frente da presidência do Crea-BA.|
Avanços dacapital ao interior
Entre todas as mudanças ocorridas nessas sete décadas, destaca-se a criação de um Conselho específico para os estados que compunham a 3a Região, dando origem ao Crea-BA em 1977. A extensão das ações para o interior da Bahia, iniciada em 1975 com a fundação da inspetoria de Vitória da Conquista, tomou grande impulso a partir dos anos 80, fazendo com que o Conselho chegassediretamente a 22 cidades do interior baiano através de seus inspetores e delegados. A ampliação da sua área de atuação também tem acontecido através da assinatura de convênios de cooperação com prefeituras e demais órgãos públicos, firmando uma parceria no combate à prática ilegal das profissões ligadas ao setor tecnológico.
Sede ampliada
De acordo com Amigo, a busca pela excelência no atendimento epela expansão do espaço físico do Conselho, na capital e no interior, tem sido contínua. O resultado dessa mobilização está refletido na reforma pela qual a sede do septuagenário Conselho está passando. A segunda ampliação do prédio construído em 1993 tornaria o local um ambiente ainda mais acolhedor para profissionais integrantes do Sistema Confea/Crea, e também para os funcionários. Comconclusão prevista para junho, a reforma inclui a construção de uma biblioteca e o aumento do setor de atendimento direcionado, acrescentando novos serviços à gama de possibilidades já oferecidas pelo Crea-BA. Um espaço maior para a Mútua, uma nova sala de reuniões e refeitório também fazem parte do projeto que amplia para 1.779m² a área construída da sede.
O papel social das FPIs
Introduzidas na Bahiapelo Crea, as fiscalizações preventivas integradas (FPIs) constituem um dos mais importantes mecanismos pelos quais o Conselho busca garantir a segurança da população. Em atuação conjunta com diversos órgãos fiscalizadores, o Crea desenvolve ações educativas e preventivas, o que não exclui a emissão de Autos de Infração quando os problemas detectados não são adequadamente corrigidos.
Agrotóxicos- em ação conjunta com o Crea-PE, o Conselho fiscalizou estabelecimentos que comercializam agrotóxicos e propriedades rurais, identificando falhas no armazenamento, manuseio e transporte desses produtos.
Casas de Espetáculo - motivada pelo aumento do fluxo de turistas e baianos em shows e eventos com música ao vivo durante o Verão, a fiscalização localizou problemas de segurança como instalaçõeselétricas precárias, ausência de extintores e saídas de emergência obstruídas. Estabelecimentos que não cumpriram as determinações foram fechados.
Carnaval/micaretas - garantir a segurança de cerca de dois milhões de foliões e do patrimônio municipal é o objetivo da ação, realizada desde 1998, na qual é feita a inspeção de trios elétricos, carros de apoio, de som e alegóricos. A montagem e...
tracking img