Crateras lunares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice



Objetivos do trabalho laboratorial 2
Introdução Teórica 2
Material 3
Procedimento experimental 3
Observações 4
Conclusão e Análise Crítica de resultados 6
Bibliografia 6Webgrafia 6







































Objetivos do trabalho laboratorial

A realização deste relatório tem por base a atividade prática realizadana aula, denominada por “APL 2G – Como se formam crateras de impacto?”.
Assim, esta a atividade tem como objetivo observar e compreender o modo de formação das crateras de impacto na superfícielunar, tal como o tamanho e profundidade das mesmas.
Como tal é necessário ter presentes as características lunares estudadas nas aulas.





Introdução Teórica

Uma cratera de impactoé formada pelo embate de um corpo celeste na superfície de um planeta ou de um dos seus satélites . Os corpos celestes que podem formar crateras de impacto são os meteoritos, os asteróides ou atémesmo os cometas.

O facto da superfície lunar apresentar um elevado número de crateras de impacto deve-se à ausência de atmosfera, já que, esta evita que grande parte dos meteoritos atinjam asuperfície dos planetas, devido á existência de atrito, atrito esse que aquece o meteorito fazendo com que este se torne incandescente, deixando um rasto luminoso denominado de meteoro. A ausência deatividade vulcânica e de agentes erosivos, são também causas que originam um o elevado número de crateras de impacto.
O estudo da superfície lunar é também importante, porque nos proporciona uma visão decomo se formou o planeta Terra e também das características que este apresentava á milhões de anos atrás. Já que, o nosso planeta está constantemente a sofrer transformações, devido à atividadevulcânica, aos impactos de meteoros, ou simplesmente ao vento e chuva.














Material

• 1 Almofariz
• Areia
• 2 Berlindes de diferentes tamanhos
• 1 Bola de...
tracking img