Crash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Conflitos (Colisão)

O relativismo de valor ou o relativismo cultural é muito complicado nas situações expostas em “Crash”, este relativismo é perigoso quando chega a patamaresextremos de “respeito” a cultura alheia, ou seja, quando consideramos qualquer atividade ou fato da outra cultura como normais por mais diferente que sejam de nós, simplesmente para não haver conflitos. Porexemplo, determinada cultura de determinado país possui em seu cotidiano pessoas que são torturadas e mortas, nós de culturas diferentes se fossemos relativistas ao extremo diríamos que é a culturadeles e que não temos nada a ver com isso, entretanto, estes fatos não pertencem à cultura propriamente dita, e sim de uma imposição para as pessoas daquele lugar.
 
Não devemos definir os sereshumanos como “raças”, e sim baseados em “etnias”, pois aquele conceito é de origem preconceituosa, racista e problemática; este é utilizado para identificar e classificar cada cultura em suaparticularidade. Já o etnocentrismo ao extremo significa que todas as ações das outras culturas são erradas porque são diferentes da nossa, é como se interpretássemos determinada cultura do nosso ponto devista – o que seria errado; cada cultura só pode ser “julgada” ou interpretada quando analisamos o seu próprio contexto.
 
Os dois extremos são incorretos: relativismo e etnocentrismo; vale lembrar quea diferença entre o antídoto e o veneno está na dosagem, portanto é necessário um equilíbrio, todas as nossas ações quando envolvem outras culturas devem ter a devida cautela.
 
O filme deixaclaro que tanto a universalidade quanto a especificidade do direito e da moral são equivocados na maneira de construir a sua linha de pensamento, pois os dois acarretaram e acarretam até hoje os maisvariados tipos de conflitos entre povos de culturas diferentes.
 
Em "Crash" aparecem momentos em que as culturas estão em lados tão opostos que a comunicação e o convívio entre as pessoas tornam-se...
tracking img