Cras - visita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

JULIANA PEREIRA CUSTÓDIO

OBSERVAÇÃO ORIENTADA: CRAS

ARAÇATUBA
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA

OBSERVAÇÃO ORIENTADA: CRAS

Trabalho de campo realizado no
CRAS da cidade de Guararapes.

ARAÇATUBA
2011

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS – é uma unidadepública estatal de base territorial, cujos preceitos encontram-se na Política Nacional de Assistência Social, na qual estão definidas várias frentes de ações. Incluído na Proteção Social Básica, que se refere à assistência em meio aberto a todos os segmentos por ações de natureza emancipatória, presta serviços de apoio sócio assistencial, acompanhamentos, encaminhamento, orientação sóciofamiliar, além de realizar outras atividades que promovam e fortaleçam os vínculos familiares e comunitário, responsável pela organização e oferta de serviços continuados de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidades e risco social dos municípios.

OBJETIVO DO SUAS

O SUAS tem como objetivo identificar os problemas sociais na ponta doprocesso ampliando a eficiência dos recursos financeiros e da cobertura social. Pretende-se como modelo democrático descentralizado com a missão de ampliar a rede de assistência social do Município, do Estado e da União, articulando as demais políticas públicas setoriais e mobilizando todos os equipamentos disponíveis nas regiões de sua implantação.
Caracteriza-se como a principal porta de entrada doSUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social básica da assistência social. Responsável por prestar serviços de atendimento às famílias vulneráveis em função de pobreza e de outros fatores de risco e exclusão social.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O horário de funcionamento desta Instituição é das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às17:00 horas, já o profissional na área da Assistência Social trabalha na carga horária de 30 horas semanais, no horário das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 15:00 horas exceto nas quintas-feiras que trabalha somente das 11:30 às 17:30 horas.
A Instituição foi implantada em Março de 2.007, teve sua fundação pela Política Nacional através da normatização pela NOB-SUAS e desde sua fundação já tinhaprofissional na área da Assistência Social.


LOCALIDADE

A Instituição é um equipamento público vinculado a PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARARAPES-SP. CRAS- Centro de Referênciade Assistência Social que situa-se na Rua: Seis de Junho n° 74 – Centro – Guararapes-SP Cep-16.700.000 atendendo por telefone (18)3606-1368 e também e-mail:cras.guarararapes@terra.com.br
O ambiente físico contémduas salas para atendimento individualizada sendo uma para o profissional de Assistência Social e outro para Psicologia, recepção compartilhado com amplo salão para reuniões socioeducativas, palestras e eventos com capacidade para cerca de 100 pessoas, 04 salas para oficinas, cursos e atividades socioeducativas para cerca de 30 pessoas, contém uma cozinha equipada. O espaço físico do local estáequipado com 03 computadores, telefone, acesso a internet e as salas são equipadas com mesas, cadeiras, carteiras para as atividades socioeducativas, cursos, brinquedos, vídeos, televisão, data show, bicicleteiro e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

FORMAÇÃO DA EQUIPE - CRAS

A Instituição tem cerca de 08 funcionários sendo eles 02 de Serviços Gerais, 01Escriturária, 01 Instrutora de Artes, 01 Assistente Social, 01 Psicóloga e 02 Estagiárias uma para Assistência Social e outra para a Psicologia, a Instituição não possui parceiras e não recebem doações por ser um órgão público.

PÚBLICO ALVO

A Instituição tem como público-alvo: Famílias cujos membros encontram-se em situação de vulnerabilidade social por questões diversas como as de gênero, etnia,...
tracking img