CRAQUEMANTO TÉRMICO E VISCORREDUÇÃO

1167 palavras 5 páginas
UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

ANGELL HEGELLOUND
ANTONIO CELSO LEDO
GUSTAVO FREITAS
JOÃO VICTOR BRICIDIO ARARIBA
VITOR LUIZ ALMEIDA
RAFAEL GOMES MARANHÃO
YULO OITICICA

CRAQUEMANTO TÉRMICO E VISCORREDUÇÃO
Processo de conversão e Craqueamento Térmico

SALVADOR
2013
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O craqueamento térmico é um método de obtenção de GLP e gasolina através da quebra de moléculas pesadas e baixo valor comercial, em compostos mais leves e de alto valor econômico, denominadas olefinas. Está diretamente ligada a utilização de temperaturas altíssimas, em torno de 450ºC–1400ºC para conseguir a quebra das moléculas e assim favorecer a reestruturação destes compostos.

JUSTIFICATIVA

O craqueamento térmico representou um ícone revolucionário na indústria de óleo e gás, pois através da mesma, conseguimos aperfeiçoar o refino de óleos pesados de petróleo, proporcionando ao mesmo uma característica mais nobre e de maior utilização no mercado ajudando, assim, a suprir a demanda produtiva de combustíveis no mundo.

OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL

Estudar e apresentar como ocorre o processo de craqueamento térmico e da viscorredução nos processos de refino de óleo.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Entender e analisar a utilização do processo de craqueamento térmico e viscorredução nas refinarias em pró do desenvolvimento de novos e melhores produtos.

METODOLOGIA

O trabalho será realizado com base em estudos de materiais online (tais como sites, Homepages de empresas que executam esse tipo de processo, vídeos, etc.), através também de livros de processos industriais, notas de aula e apostilas de cursos afins.

REFERENCIAL TEÓRICO

1.3 CRAQUEAMENTO TÉRMICO

Relacionados