cranitomia

655 palavras 3 páginas
Introdução

O presente trabalho é sobre craniotomia, que é uma abertura cirúrgica do crânio, com o objetivo de se obter acesso às meninges ou à massa encefálica. O osso é removido temporariamente, em seguida substituído após a cirurgia do cérebro tenha sido realizada. O tamanho e localização da craniotomia variam de acordo com o objetivo da cirurgia. Para que se possa entender a importância desse procedimento antes é necessária que se conheça a anatomia e as funções da região encefálica. De uma forma básica a região encefálica é composta pelo cérebro e a medula espinal que compõem o sistema nervoso central. O Sistema Nervoso Central é o responsável por controlar todas as funções do corpo, tais como visão, paladar, tato, movimento muscular, a respiração, o pensamento, o comportamento, memória e emoção. Com tamanha importância, o procedimento tem como finalidade diagnosticar, remover, reparar e tratar alterações fisiológicas ou mecânicas no encéfalo.

Trans-operatório
O período trans-operatório ( ou peri-operatório ) compreende todos os momentos da cirurgia, da chegada do paciente à unidade de centro cirúrgico até a sua saída no final da cirurgia.
Preparo da sala de cirurgia
Material para anestesia e cirurgia, deixando-os em local de fácil acesso;
Testar equipamentos;
Verificar condições de limpeza da sala;
Posicionar equipamentos móveis;
Observar segurança da sala como posicionamento de fios e chão molhado;
Ajustar a temperatura da sala. Recepção no Centro Cirúrgico
Realizar uma breve leitura do prontuário ou das recomendações de enfermagens vindas do setor de origem do paciente, certificando-se sobre os dados de identificação do paciente e sobre a cirurgia a que ele será submetido;
Observar se todos os cuidados pré-cirúrgicos relacionados ao procedimento foram devidamente realizados, como a administração de medicamentos pré-anestésicos ( avaliando inclusive os seus efeitos ) e preparo do local ( tricotomia )

Relacionados

  • Avaliação neurologica
    2124 palavras | 9 páginas
  • Professora
    2867 palavras | 12 páginas