Cranio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Osso Frontal
O osso frontal é um osso largo ou chato, situado para frente e para cima e apresenta duas porções: uma vertical, a escama, e uma horizontal, os tectos das cavidades orbitais e nasais.Classificam-se Ossos Planos, Esqueleto Axial, Ossos Pneumáticos, Laminar.

Osso Parietal
O parietal forma o tecto do crânio. Osso par, chato e apresenta 2 faces, 4 bordas e 4 ângulos. Classificam-seEsqueleto Axial, Ossos Planos, Laminar.

Osso Occipital
É perfurado por uma abertura grande e oval, o forame magno, através do qual a cavidade craniana comunica-se com o canal vertebral. Apresentaduas porções: escamosa e basilar.
Escamosa - lâmina curvada que se estende posteriormente ao forame occipital.
Basilar - anterior ao forame occipital e espessa.

Classificam-se EsqueletoAxial, Ossos Planos, Laminar

Osso Esfenoide
Encontra-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital. O osso esfenoide é dividido em: corpo, asas menores, asasmaiores e processos pterigoideos. Classificam-se Esqueleto Axial, Osso Irregulares, Laminar.



















Osso Etmoide
É um osso leve, esponjoso, ímpar esitua-se na parte anterior do crânio. Apresenta 4 partes: 1 lâmina horizontal (crivosa), 1 lâmina perpendicular e 2 massas laterais (labirintos). Classifica-se Esqueleto Axial, Ossos Irregulares,Laminar.

Mandíbula
É um osso ímpar que contém a arcada dentária inferior. Consiste de uma porção horizontal, o corpo, e duas porções perpendiculares, os ramos, que se unem ao corpo em um ângulo quasereto. Classifica-se Esqueleto Axial,











Vômer
É um osso ímpar. Forma as porções posteriores e inferiores do septo nasal.
O osso vômer articula-se com 6 ossos:esfenóide, etmóide, maxilares (2) e palatinos (2).



















Nasal
Forma, com o nasal do lado oposto, o dorso do nariz.
O osso nasal articula-se com 4...
tracking img