Cracolandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO
Nesse trabalho abordaremos o tema da Cracolândia de São Paulo, mais especificamente na região do centro da capital paulita, bairro da Luz.
Indentificaremos quais são os públicos que estão em volta desta causa social, mapearemos os públicos e logo após faremos o diagnóstico sobre o assunto.
2 CRACOLÂNDIA EM SÃO PAULO
Com seu longo histórico, a Cracolândia designou-se nos anos90, com o desenvolvimento e concentração do tráfico de drogas e prostituição na região do centro de São Paulo.
Segundo a TV Estadão, os ano de1990 foi o auge da violência na capital paulista e as chacinas eram comuns, matavam principalmente drogados.
O centro ficou conhecido como um local de fácil acesso de compra, venda e consumo de drogas, pois você não precisa pedir permissão a umtraficante para “utilizar” aquele ponto de venda. Além disso, a deteriorização facilita este surgimento.
Por ser barato e ter devastador poder de vício, o crack atingiu inicialmente as populações mais vulneráveis: crianças e moradores de rua. No entanto, o consumo logo se alastrou para outras classes sociais. Usuários costumavam ficar confinados por horas em construções abandonadas da região paraconsumir a droga.
Segundo o site da Folha de São Paulo, são mais de 30 pontos mapeados, somente na capital paulista, com cracolândias. A expansão ocorreu após um levatamento da Prefeitura, onde foi verificado que a concentração de mais de 30 pessoas nesses locais mapeados.
O efeito prolongado uso da droga gera compulsão, tolerância baixa e o usuário precisa cada vez mais de uma dose maior doentorpecente para se satisfazer e alcançar o mesmo efeito. A droga ainda pode causar depressão, ansiedade, agressividade, paranóia, perda de apetite e pode até causar um derrame cerebral.
3 PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO
Existem programa de reabilitação para esses usários de crack. Um deles é da Prefeitura de São Paulo, do governosão do Haddad, e se chama De Braços Abertos. Segundo o site da Prefeiturade São Paulo foram feitos desde janeiro 1300 abordagens e 127 atendimentos médicos. Desde que o programa começou 386 estão cadastradas .
O programa De Braços Abertos consiste em pagar R$ 15 por dia aos usuários por trabalhos de zeladoria e também após o dia de trabalho, essas pessoas podem dormir em hotéis que recebem uma verba da prefeitura.
Em 2012 houve o de combate ao tráfico na região eassistência aos usuários de crack, principalmente através da internação compulsória. Já no primeiro mês microcracolândias se espalhavam, segundo a PM, por 27 bairros, entre eles a Barra Funda, Higienópolis, Santa Cecília e Luz. Nesta época, um relatório do governo de São Paulo contabilizava a internação de 155 usuários, a prisão em flagrante de 191 pessoas e a apreensão de 3 toneladas de crack.Segundo uma pesquisa do Datafolha, nove em cada dez brasileiros acham que os viciados em crack devem ser internados mesmo que não queiram. O tema gera polêmica devido a ação da PM na cracolândia, iniciada pelo governo do Estado de São Paulo. Psicólogos, psquiatras e ONGs reputiaram esta ação.
No mês de setembro de 2014, a ONG De Braços Abertos, que administra o programa de combate ao crack foiafastada devido a denúncias de que não estariam repassando o dinheiro enviado pela Prefeitura aos hotéis que abrigam os usuários de drogas, segundo matéria do site da Revista Veja.

4 STEAKHOLDERS

4.1 DEMONSTRATIVO DE ORGANIZAÇÃO E PÚBLICOS
Tipos de público Tipo de relacionamento Objetivo da empresa Nível de dependência Expectativa da empresa Expectativa dos públicos
Governo Federal -Legal
-Político - Apoiar
- Essencial - Concluir o trabalho e ter números positivos da mudança - Cumprimento dos programas de ajuda social
Governo Federal do Estado de São Paulo - Legal
- Político
- social - Contribuir para salvar as pessoas do crack - Essencial - Concluir o trabalho e ter números positivos da mudança - Cumprimento dos programas de ajuda social
Prefeitura do Estado de São...
tracking img