cracolandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 Ação na Cracolândia torna tráfico móvel e dificulta trabalho de ONGs
A ação policial na região da Cracolândia em São Paulo, que completa um mês nesta sexta-feira, pulverizou a compra e venda de drogas por diferentes regiões da cidade, e está ajudando a consolidar a substituição do modelo tradicional de bocas de fumo por um sistema ambulante de tráfico. Esse novo sistema de organização dotráfico e do consumo, mais móvel, está se mostrando um desafio para grupos que tentam recuperar dependentes, como a ONG evangélica Esperança Viva, que atuava há anos na Cracolândia.
"Antes, era mais fácil encontrá-los. Agora, ficou mais difícil. Temos que ir para onde vão. Muitas vezes, achamos que estarão em um ponto, mas não estão", disse Herbert dos Santos Pinho Tavares, integrante da ONG. Na ruaGuaianazes, também em Campos Elíseos, em plena luz do dia, uma multidão, muitos enrolados em cobertores, sujos e maltrapilhos, caminhava, na última terça-feira, devagar, aparentemente sem rumo certo.
A Secretaria de Justiça do Estado nega que a dispersão dos usuários e traficantes tenha gerado outras cracolândias menores.
Kassab oferece a Lula terreno da Cracolândia para memorial
O prefeito deSão Paulo, Gilberto Kassab (PSD), afirmou na tarde desta quarta-feira que a prefeitura deve conceder ao Instituto Lula um terreno na Nova Luz, área conhecida como Cracolândia, para a construção de um "memorial da democracia". Segundo a prefeitura, a área é de 4,4 mil m² e deve ser cedida por 99 anos mediante contrapartidas ao instituto do ex-presidente.
"Procurei Lula há 6 meses e ofereci oterreno. É importante para a cidade e importante para o memorial", disse o prefeito. De acordo com o instituto, o local abrigará o acervo de Lula e da Presidência da República. O museu terá como tema os movimentos sociais e, de acordo com o prefeito, deve contribuir para o desenvolvimento econômico da área onde até o início deste ano servia como ponto de encontro de dependentes químicos.
"Aquela queera uma das áreas mais degradadas da cidade se tornará uma das mais desenvolvidas, mais pujantes", disse Kassab. Questionado se este era "mais um afago" que o prefeito fazia ao PT, Kassab disse que a concessão do terreno estava "acima de questões partidárias". Em resposta a um jornalista que falou em uma "segunda tabelinha", depois da parceria entre prefeitura e governo federal no Itaquerão,Kassab aludiu à rivalidade que tem com Lula no que tange os clubes para os quais torcem. "Esta tabelinha tem data para acabar, na inauguração do estádio o São Paulo vai ganhar de quatro a zero do Corinthians", disse.
O anúncio da concessão do terreno aconteceu durante a abertura do ano Legislativo na Câmara Municipal. O prefeito elogiou o legislativo, dizendo que é "parceiro" da prefeitura e disse quetorce pela reeleição dos vereadores. "É uma legislatura diferenciada", elogiou.

Justiça nega pedido da prefeitura e mantém suspensão do Nova Luz
Ana Cláudia Barros
A 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo negou o pedido da prefeitura da capital paulista para que reconsiderasse a decisão de suspender o Nova Luz. No último dia 26, o juiz Adriano Marcos Laroca havia suspendido , via liminar, oprojeto, cujo objetivo é a revitalização de parte do Centro, incluindo a região conhecida como Cracolândia. O principal argumento de Laroca foi a falta de participação popular.
No entendimento do magistrado, a decisão política de aplicar no projeto Nova Luz o instrumento da concessão urbanística não contou com a participação da "comunidade heterogênea (moradores de baixa renda, pequenoscomerciantes de eletrônicos, empresários etc) atingida pela intervenção urbanística em tela", afirmou na liminar.
A negativa do pedido de reconsideração da prefeitura foi divulgada na terça-feira (31). O município, que ainda pode entrar com recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, solicitou que a medida liminar fosse desfeita, suspendendo-se o processo até o julgamento definitivo da ação....
tracking img