Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL






ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO:
TEMA: O USO DO CRACK: UM PROBLEMA RESTRITO ÀS METRÓPOLES?
Portfólio Individual




















Ruy Barbosa
2012/04














ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO: 1
TEMA : O USO DO CRACK: UM PROBLEMA RESTRITO ÀS MTRÓPOLES ?
Portfólio IndividualTrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Módulo 1.
a disciplina Portfolio Individual
Tutor eletrônico: Mariana Virginia Meurer
Turma: 1 Noturno
Unidade: Ruy Barbosa










Ruy Barbosa
2012/04

























SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO...............................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO. Crack: .A droga do momento ...................4

3 CONCLUSÃO ................................................................................6

4 REFERÊNCIAS...............................................................................7





1 INTRODUÇÃO


O trabalho que será apresentado aqui mostrará como tema: O uso do crack: Um problemasocial restrito as metrópoles?
Tem como objetivo possibilitar ao aluno compreender que o uso do crack está presente em todas as regiões do Brasil, tanto nos grandes quanto nos pequenos municípios, e que o mesmo representa uma grave problema social que prescisa ser enfrentado não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade.
O desenvolvimento deste trabalho será para compreender qual arepresentação social do uso do crack em nossa sociedade, considerando a droga uma expressão da questão social e como o Assistente Social pode contribuir para o atendimento a população, buscando articular as causas ou razões desse fenômeno por uma leitura critica da realidade social.
Será demonstrado como ocorreu a relação urbanização e população, verificando se houve exclusão nos diferentesmomentos da urbanização no Brasil, para de alguma forma traçar o percurso da droga no país.
Será citado também as conseqüências emocionais e afetivas dos familiares e do dependente químico, e o papel da família no processo da estruturação emocional do dependente químico.
















2 DESENVOLVIMENTO


2.1 Crack: a droga do momento


Crack é uma droga feita a partir demistura da pasta da cocaína com bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou popular entre a população mais pobre, por ser mais barata que a cocaína. Essa droga passou a ganhar espaço e foi se espalhando cada vez mais em todas as classes sociais , ela causa impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. O crack é uma forma de administrar a cocaína e se apresenta como umproblema social na sociedade.
Dessa forma a sociedade Brasileira convive com o medo e o terror, sendo que o crack leva os usuários a cometerem roubos, homicídios, abusos, o dependente dificilmente consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la, e a população sendo vítima, o crack é sem dúvida um fator derisco para a violência urbana, e está presente presente nos principais centros urbanos do país.
A policia vem se empenhando bastante para combater o trafico de drogas e mesmo assim os traficantes continuam dominando áreas e ameaçando a população. O crack tem que ser considerado também uma questão de saúde publica, deve conseguir aliar políticas de assistência social e políticas de saúde. Odependente de crack deve receber apoio social e ser tratado com critérios semelhantes aos que usamos no caso dos hipertensos, dos diabéticos, dos portadores de câncer, Aids e de outras doenças crônicas.
Segundo Senasp (2007,p.129): "A policia tem percebido que não é possível mais fingir que sozinha consegue dar conta de todos os problemas de segurança. A comunidade precisa policiar a si mesma e a...
tracking img