Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social
Rafaela Souza Silva

O uso do CRACK: um problema social restrito às METROPOLIS?

Itabuna
2012
vanessa meira santana

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METROPOLIS?

Trabalho do curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestralrelacionado à atividade individual do Portfólio.

Itabuna
2012
resumo

O presente trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento a cerca da questão do crack no Brasil, demostrando a ampla distribuição territorial, dando ênfase às relações sociais envolvendo os usuários e suas famílias e consequentemente identificando o impacto e importância das políticas públicas como forma de amenizar estarealidade social.

Palavras-chaves: Crack, Usuários, Políticas Públicas,Família.

SUMÁRIO

3 INTRODUÇÃO .................................................................................................5

4 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................6

5 CONCLUSÃO..................................................................................................8

6 REFERENCIAS ...............................................................................................9

* 1 INTRODUÇÃO
A substância conhecida como crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada. Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência físicamuito facilmente e leva à morte por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
O crack chega ao cérebro em oito a doze segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a dez minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de dez a quinze minutos para começar a fazer efeito. A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entrana corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.
O crack por ser uma droga de baixo preço, comparada a outras substâncias psicoativas, atinge, principalmente, a classe social menos favorecida e tem contribuído fortemente para desestruturação familiar, estando diretamente relacionada ao aumento da criminalidade no Brasil.

2DESENVOLVIMENTO

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desorganizada, ao longo dos séculos XIX e XX com grande migração da população anteriormente rural para as cidades. No entanto, o processo de urbanização não ocorreu da mesma forma em todo o país, algumas regiões brasileiras se urbanizaram mais do que outras em razão das diferentes políticas públicas e este é um fatorhistórico que pode ser evidenciado mais precisamente com a vinda da família Real para o Brasil e também com as reformas de Pereira Passos que promoveram a urbanização do Rio de Janeiro diferenciando drasticamente esta das demais regiões do país. Atualmente esta prática é evidenciada na disparidade existente entre as regiões Sul e Sudeste, com destaque para a cidade de São Paulo que claramentedistancia-se da realidade do restante do país. Entretanto, o uso e abuso do crack é uma realidade nacional que atinge tanto metrópoles quanto cidades interioranas, com ampla distribuição nas diferentes regiões brasileiras, mas que é influenciado diretamente pela exclusão social promovida pelas desiguais oportunidades e segregação territorial na estruturação das cidades.
O consumo do crack podecausar impactos profundos nas relações sociais e familiares dos usuários. Toda a dinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, que certamente, fragiliza os relacionamentos e torna o convívio familiar difícil e em alguns casos insuportável. É observável também que o uso abusivo do crack está associado ao isolamento, perda ou afastamento do trabalho e estreitamento do repertório social,...
tracking img