Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5- A visão que se tem de idoso nas duas cidades são distintas, como vimos no Brasil se é idoso apartir dos 60 anos e na Espanha apartir dos 65. Assim, por mais saudável que o idoso possa ser aossessenta anos, este indivíduo tem necessidade de monitoramento/acompanhamento de seu estado de saúde, quando não há agravos, e, na presença destes, precisa de tratamento, acompanhamento, medicamentos,consultas, aparelhos ou materiais para terapias, exames em geral, entre outros, além, é claro, de suporte social, de forma que ele possa sobreviver com dignidade. Existe também a questão do asilamento doidoso que se dá devido a vivencia solitária, doenças e abandono da família. Este estudo implica em conhecer a capacidade instalada de serviços públicos de saúde da cidade de São Paulo Brasil e dacidade de Barcelona Espanha.
6- Trata-se de um estudo quantitativo, que se analisa, entre outros aspectos, fatos que foram submetidas a leis e padrões gerais, prefere a experiência e expressa arealidade. Nele se pretende analisar como estão organizados os serviços públicos de saúde nas cidades de São Paulo e Barcelona em relação às demandas/necessidades de indivíduos idosos, como uma realidadeconcreta a ser respondida por estes serviços.
Os dados observados dos serviços de saúde foram anotados em diário de visita aos serviços de saúde, bem como dados documentais transcritos. Um breveroteiro de questões voltadas aos diretores dos serviços foi aplicado por meio de entrevista, em oportunidades de visita do pesquisador.
7- Em estudo multicêntrico com mais de 2.143 idosos (acima desessenta anos), considerando uma das cidades pesquisadas — São Paulo —, observou-se alguns destaques (Lebrão, 2003):
* a população idosa é mais feminina, pela maior longevidade da mulher, sendo que,dos pesquisados, os homens eram casados em 79,2%;
* a porcentagem de idosos que vivem sozinhos é maior na medida em que aumenta a faixa etária;
* 21% nunca frequentaram escola e 46,4% dos...
tracking img