Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
* O liberalismo econômico
Ser burguês no século XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia. Adam Smith, o pai do liberalismo econômico,afirma existir umalógica interna,uma razão própria,na produção das mercadorias.Haveria um ordenamento perfeito,quase natural,no funcionamento das atividades econômicas .A intervenção de qualquer elemento externoseria,portanto,dispensável.Uma mercadoria só seria produzida se existisse necessidade para o seu consumo,ou seja,o consumidor é a peça-chave.
O liberalismo Político
* A teoria liberal do estadofundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo,cada um cuidava da sua vida,mas a administrá-lo em condições de igualdade.Para que nãoficasse apenas uma pessoa mandando em tudo,se criou uma divisão de poderes, Executivo,Judiciário e legislativo.A teoria liberal tem uma forte inspiração democrática,caracterizada pelos princípios deigualdade e participação.

Estado Moderno
O estado moderno nasceu na segunda metade do século XV,a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países com o França,Inglaterra e Espanha,e maistarde na Itália.As características do estado moderno são:Soberania do estado,o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.Distinção entre estado e sociedadecivil:evidencia-se com a ascensão da burguesia,no século XVII.

A partir de duas formas o Estado moderno pode ser visto:

Enfoque Liberal
* Constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nosdiferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. esse enfoque nos mostra que o estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro.

Enfoque Marxista
* Fundamenta-se na existência de umasociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a relação do bem comum e a neutralização do estado.

A decadência do sistema feudal ocorreu pelos motivos da economia,...
tracking img