Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ?
A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.

Como é o uso ?
O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.

Qual efeito do crack ?
O crack chega ao cérebro em 8 a 12 segundos e provoca intensa euforia eautoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.

A dependência:
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. Adroga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares. O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.
Seja para o crack ou qualquer outra droga, não existemtratamentos ou remédios que curem um viciado, explica o psiquiatra Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Médicos até podem receitar antidepressivos ou ansiolíticos, mas são as sessões de fortalecimento espiritual as principais ferramentas para que o usuário reprograme o cérebro e consiga superar a compulsão pela droga. Osusuarios que superam a fissura pela pedra são aqueles que conseguem dar o primeiro passo:percebem que estão muito doentes e têm de se tratar.

DEPOIMENTOS

Sandro, 33 anos, cresceu em uma família de classe média. Ele começou a usar drogas aos 12. Já teve uma empresa e situação financeira confortável. Perdeu tudo para o crack. Acaba de concluir o segundo tratamento para dependência química. Hoje,Sandro está em busca de emprego.
“Eu comecei a usar drogas porque quis, mas tive influência de amigos. Comecei com inalantes como benzina, em seguida conheci as boletas (comprimidos), a maconha, a cocaína. Foi uma escala. Em 1997 eu conheci o crack. O crack me derrubou muito rapidamente. No começo, a pedra causa prazer, mas depois tu te torna escravo. Tu nem sabe mais por que tá usando e fazendotodas as coisas para usar, como assaltar. Eu estava em situação praticamente de rua quando fui internado numa fazenda (terapêutica). Quando voltei à sociedade fiquei alguns meses de pé, mas aí recaí na cocaína. Minha família brigou comigo e eu saí de casa. Me mantive até 2008 entre altos e baixos. Nessa época eu tinha saído de Caxias, vivia em outra cidade. Eu tinha um estabelecimento comercial e umasituação financeira razoável. Mas aí, ano passado, eu tive uma forte recaída no crack. Em 40 dias botei tudo fora. Perdi meu negócio, vendi toda a mobília da casa, arrumei dívidas com traficantes. Se eu aparecer nessa cidade onde eu vivia provavelmente não tenha tempo de explicar nada: eles vão me matar. Eu peguei uma quantidade grande de crack e sumi. Na fissura, a gente acaba roubando dopróprio traficante, o que é decretar a própria morte. Eu passei dias fumando alucinado, fugindo. Aí voltei a Caxias. Fiz um novo tratamento e estou desde dezembro (de 2008) sem usar droga. Tem sido difícil porque quando a gente entra em recuperação se desliga do mundo e dos problemas. Quando volta para a sociedade os problemas estão esperando. Mas dá pra resolver. Agora estou procurando emprego. Sei quevou viver em recuperação porque é uma doença incurável. Talvez, se eu achar que estou recuperado, eu pense que posso usar mais um pouquinho, né?”
___________________________

Jéssica, 15 anos, é filha de pai traficante e mãe usuária de cocaína. Nasceu em uma família pobre da periferia. Começou a fumar maconha aos 10 anos. Por causa do vício, parou de estudar aos 12. Ano passado, iniciou um...
tracking img