Crack um problema social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































Sumário


1- Introdução...................................................................07

2- O crack na sociedade .........................................................08

2.1- A história docrack..........................................................08
2.2- Composição e Ação no organismo.................................09
* Os efeitos ...............................................................................09
*Ação no organismo e as consequências .............................09
2.3 –A dependência................................................................10
2.4 – O tratamento.....................................................................10
3- O Papel do Assistente Social e dos órgãos Públicos .....11
3.1- A família e a Estruturação do dependente químico.......12
4-Conclusão...............................................................................13
5- Referências...........................................................................14






umario






















Resumo

Muitos estudos demonstram o crescimento alarmante do uso do crack entre os adolescentes e jovens, de modo que este se desvenda um importante problema social. Pela complexidade do fenômeno, seu enfrentamento solicita programas de prevenção e combate com vários seguimentos da sociedade.Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, com o objetivo de mostrar os danos causados a nossa sociedade, A ação Integrada entre governo, Família e Serviço Social numa linha de Prevenção e Tratamento, que trará como conteúdo Programas de Prevenção e Tratamento de Dependência Química e fará referência a cerca do papel da família no programa (apoio x rejeição aodependente químico). Os problemas causados pelo uso e dependência do crack, o qual se agrava a cada dia e tem interferido no desenvolvimento dos indivíduos, principalmente dos adolescentes e jovens. Destarte, acredita-se que o estudo oferecerá subsídios valiosos para maior compreensão e visibilidade deste tão discutido problema; ao abordar os transtornos que ele causa a todos.1. INTRODUÇÃO
A dependência do crack é um dos temas de grande preocupação nacional e internacional, devido não só aos danos causados a saúde individual e coletiva, mas também pelo impacto em toda a sociedade, exigindo para sua prevenção e enfrentamento a adoção de políticas e ações articuladas que visem minimizar as consequências deste tão relevante problema social, bemcomo conscientizar a população sobre o tema em questão.
Um dos grandes problemas do crack é a sensação que elas causam no organismo dos usuários tornando-os dependentes. O crack dá prazer. É devido a esse fato que aqueles que usam a primeira vez, se tornam dependentes , porém esses não conhecem no primeiro contato os estragos que as mesmas causam com seu uso contínuo, prejudicando o seuestado físico, psíquico e social.
No Brasil foram criados, nos últimos anos, serviços voltados para prevenção de dependência e combate ao tráfico de drogas ilícitas, a exemplo da aprovação da Lei número 11.343/2006 que entre outras ações institui o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, que tem por finalidade articular, integrar, organizar e coordenar as atividades de prevenção, tratamento ereinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como as de repressão ao tráfico das mesmas (SENAD).
Observar-se-á neste estudo que mesmo diante do amparo legal existente, ainda são muitas as dificuldades para a prevenção e o combate do uso do crack em nossa sociedade, destacando-se o fato contraditório existentes entre o comércio .
Tomando como referência o XV Congresso da...
tracking img