Crack um problema que asola toda uma nação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4REFERENCIAS........................................................................................................7
INTRODUÇÃO

O Problema do crack não se restringe apenas as grandes metrópoles, por ser uma droga de baixo custo, ter efeitos muito mais potentes que a cocaína acabou se alastrando para todo o país, trazendo consigo problemas para a sociedade, que ainda não sabe muito bem lidar com eles.DESENVOLVIMENTO

Teve surgimento, o crack, na década de 1980 no Estados Unidos, em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. As possibilidades de fabricação caseria e o baixo custo da droga, uma vez os efeitos serem igulamente intensos, e sem riscos de contaminação do vírus da Aids, atraiu os já consumidores de cocaína.
O primeiro relato do surgimento da droga no Brasil, foi no centro dacidade de São Paulo, entre crianças moradoras de ruas, em 1989. Houve a primeira apreensão da droga em 1991 .
Em 1993 avançou rápidamente de 204 apreensões para 1906 em 1995.
Os traficantes para popularizar a venda do crack, esgotavam o estoque de outras drogas, sendo assim o viciado não restava outra alternativa a não ser consumir crack.
Hoje a droga já se alastrou para todo o pais. Segundo umapesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 4.430 cidades, 84,5% apresentam problemas com a circulação de drogas em seu território. Conhecida como “a droga dos pobres”, hoje atinge todas as camadas sociais
São muitos os motivos que levam a uma pessoas a consumir o crack, dentre eles apontamos o hedonismo (é uma doutrina que defende que o prazer é o meio correto paraatingir o objetivo supremo do homem, a saber, a felicidade; felicidade esta que tem como essência precisamente o prazer), curiosidade, alívio da dor e sofrimento, e com certeza o baixo custo da droga para os já usuários de outras drogas.
O crack consiste numa mistura entre cocaína e bicarbonato de sódio, e é apresentado em forma de pedras. O crack é fumado e seu efeito chega a ser até sete vezesmais potente que a cocaína. Seus efeitos no organismo são praticamente imediatos atribui ao fato de que, como a superfície do pulmão é bastante ampla, a absorção da droga se dá de forma muito rápida. Leva 15 segundos para chegar ao cérebro causando efeitos como forte aceleração dos batimentos cardíacos aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitaçãoacentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e cansaço. A droga também gera euforia e excitação, acelera a respiração. Porém os efeitos de prazer e bem estar não perduram por muito tempo, causa depressão, delírio e fissura por novas doses e em 15 minutos há a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra. DR. F. Varella de Carvalho aponta que“todo usuário de crack é um candidato a morte”, porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.
Em 20 anos a droga se disseminou em todo o Brasil inclusive em cidades pequenas, “Duas coisas ajudaram essa disseminação pelo Brasil. Primeiramente, a natureza do produto, forte, barato e bem aceito entre os mais pobres. Depois, adisseminação das rotas de cocaína para o Sul e o Centro-Oeste”, diz Fernando Francischini, secretário Antidrogas de Curitiba, ex- delegado da Polícia Federal, responsável pela prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadía. # Autor: Jornal da Tarde # Fonte: Jornal da Tarde – SP
Por causa deste terrível vicio, as famílias cabam se desestruturando, piscologicamente e financeiramente. O...
tracking img