Crack na adolecencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crack na adolescência
Para introduzir o assunto abordado gostaria de iniciar dando um breve esclarecimento sobre o significado da palavra droga que é: toda e qualquer substancia ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias,tinturarias, etc. um comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga.
Estamos abordando este tema pelo fato de vermos tantos casosde dependentes químicos destruindo suas vidas por meio do crack, e principalmente os jovens..
Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente e muito inguinorado.

As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serempenetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O que diz a lei?
O surgimento da nova lei de entorpecentes, a 11.343 de 23 de agosto de 2006, vem de forma mais madura tratar a questão do tráfico e uso deentorpecentes, fazendo uma interpretação mais condizente com os atuais moldes sociais nos quais os indivíduos se inserem nas questões sociais, necessita do sempre gradativo adequar legal.


O que leva uma um jovem a usar crack?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um jovem a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga(principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, etc.

oque é o crack?

Crack: um sério problema de saúde e também social.
Como é feito o crack, ele é preparadoa partir da extração de uma substância alcaloide da plantaErythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos.

Cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamentemais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil.

Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocarsensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.

Quais são os riscos do crack?
Grande parte dos problemas relacionados ao uso de drogas são conseqüências do estado de intoxicação. Isto inclui sofrer e provocar acidentes, quedas, afogamentos;ter seu rendimento na escola ou no trabalho diminuído, envolver-se em brigas e na prática de sexo inseguro, forçar ou ser forçado a manter relações sexuais, sofrer uma overdose, suicidar-se e assim vai, uma série enorme de problemas e riscos. Fora os problemas com a família e com a justiça ou com o traficante.O indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, oorganismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo...
tracking img