Crack em patos de minas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil faz primeiro grande levantamento de dados estatísticos sobre consumo de crack
O Brasil está desenvolvendo o maior estudo sobre consumo de crack do mundo. De acordo com a diretora daSecretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, o objetivo é ter dados estatísticos reais do consumo de crack no país, das grandes cidades à zona rural. A pesquisa está sendo feita pelaFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a universidade americana de Princeton e os primeiros resultados serão divulgados em abril.
“Em 2010, lançamos o plano integrado de enfrentamento aocrack e outras drogas. Não temos, neste momento, nenhum número exato de consumo de crack no país. São apenas meras especulações. Por isso, estamos desenvolvendo o primeiro grande levantamento que seconfigura como o maior estudo sobre crack no mundo”, afirmou hoje (2) a diretora, após a apresentação do Relatório 2010 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife).
A estimativa é que25 mil pessoas participem da pesquisa, sendo que 22 mil fornecerão dados quantitativos e 3.000, dados qualitativos. “Esse plano de enfrentamento [estudo direcionado ao consumo de crack] nasceu dapreocupação do Brasil com dois indicadores: aumento das apreensões de pasta base feitas pela Polícia Federal e a procura [das pessoas viciadas em crack] por tratamento.”
A grande inovação, segundoPaulina, é que os usuários ouvidos pela pesquisa serão convidados a fazer testes para identificar se contraíram doenças relacionadas ao consumo do crack, como hepatites B e C, tuberculose e Aids. “Depoisdesses testes, eles serão encaminhados à rede de saúde para tratamento.”
Além da pesquisa, a Senad também vai desenvolver um sistema de monitoramento precoce para consumo e tráfico de drogas emparceria com a Polícia Federal, o Ministério da Saúde e a Universidade de São Paulo (USP). De acordo com Paulina, o investimento será de aproximadamente US$ 5 milhões.
“Vamos juntar programas que possam...
tracking img