COMENTÁRIOS SOBRE AS CRÍTICAS AO ESTRUTURALISMO FEITA POR GRANDES ESTUDIOSOS DA LINGUISTICA.


CRÍTICAS AO ESTRUTURALISMO

 Uma grande crítica ao estruturalismo vem de Émile Benveniste (1902-1976), que diz que o estruturalismo teria negligenciado o papel essencial que o sujeito desempenha na língua.
Sausurre e Benveniste são tomados como referências em relação à língua. Lembrando que foi a partir dos estudos de Sausurre que se criou Benveniste que, por sua vez, contribui para divulgar eexplicar o legado de Sausurre.
Benveniste, um dos precursores da Lingüística da Enunciação, foi um lingüista com formação estruturalista que dedicou a maior parte dos seus trabalhos ao tratamento de questões de lingüística geral. Porém, foram os seus artigos sobre a subjetividade na língua que mais repercutiram entre os estudiosos da linguagem devido ao seu rompimento com Saussure, ao buscar restituir a subjetividade aos estudos lingüísticos.
Após o discurso de Émile: “compete-nos tentar iralém do ponto a que Saussure chegou”, ele libertou os lingüistas presos apenas nas teorias de Sausurre, ele lhes deu subjetividade, o discurso, o mundo. Saussure já havia contribuído com os princípios, os temas e o método. Benveniste os aplicou em análises concretas que transformaram, ou melhor, enriqueceram as descrições comparatistas. Por isso, Benveniste é o mais saussuriano dos lingüistas.

 Outra crítica ao estruturalismo foi acerca da oposição sincronia e diacronia. Eugenio Coseriu diziaque a possibilidade de delimitar a sincronia era uma ficção, pois a língua convive com mecanismos gramaticais e recursos lexicais que são fruto de diferentes momentos da história. O velho convive com o novo e isso caracteriza um estado de língua dado.
A primeira das dicotomias saussureanas é a sincronia versus diacronia, Eugenio Coseriu deu um acréscimo à dicotomia saussuriana. Para entendê-la melhor, a linguística diacrônica estudaria, pois, a língua e suas variações [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Críticas ao estruturalismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cr%C3%ADticas-Ao-Estruturalismo/663526.html

MLA

"Críticas ao estruturalismo" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cr%C3%ADticas-Ao-Estruturalismo/663526.html>.

MLA 7

"Críticas ao estruturalismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cr%C3%ADticas-Ao-Estruturalismo/663526.html>.

CHICAGO

"Críticas ao estruturalismo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cr%C3%ADticas-Ao-Estruturalismo/663526.html.