Crítica do livro “inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade? ”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Inclusão Social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade?, provém de um conteúdo nos remete a uma reflexão sobre as possibilidades de uma vida digna aos deficientes físicos,expondo claramente que se de fato desejarmos uma sociedade democrática na qual todos possam ter possibilidades de desenvolvimento igualitário, temos de fazer da inclusão social uma realidade.
O processode exclusão não se limita aos deficientes físicos somente, ela perpassa pelos mais diversos tipos, e principalmente pelas camadas menos abastadas presentes na sociedade; também menosprezamos sereshumanos pelo tom de pele, por talvez não ser um seguido da moda, por uma crença religiosa, enfim, não importa o motivo, o fato é que a todo momento excluímos pessoas de nossos convívios, e muitas vezes demaneira inconsciente, reproduzindo atitudes e adotando a postura que nosso contexto social nos exige.
Se quisermos de fato, mudar essa realidade e nos tornar uma sociedade inclusiva, precisamos nãocategorizar as pessoas atribuindo algum sentido ou valor, que possa ser diretamente ligado a estigmas e pensamento instituídos. Precisamos ver o nosso próximo de maneira mais solidária e sensitiva, eisso é tão simples, talvez um simples olhar, um abraço num idoso ou num deficiente pode nos tornar mais abertos a outras realidades, e assim nos tornarmos exemplos pros demais.
Na minha visão, aintegração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto relacional, legitimando sua interação nos grupos sociais. A integração implica reciprocidade. E, sob o enfoque escolar é processogradual e dinâmico que pode tomar distintas formas, de acordo com as necessidades e habilidades do aluno.
Toda pessoa com deficiência é capaz de ser um bom profissional, o que falta muitas vezes éoportunidade, pois acontece muito o fato dessas pessoas serem desacreditadas.
Para que isso não aconteça deve-se ter o olhar das possibilidades e compreender que as pessoas com deficiência podem ser...
tracking img