cprrida

1367 palavras 6 páginas
Atletismo
Corridas
O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. Fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos, criados pelos gregos, em 776 a.C. O atletismo consiste, basicamente, em um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral em corridas, saltos e lançamentos. Cada uma das três possui certas subdivisões.
Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamento e salto. As mais famosas são as de corrida. É nessa categoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo, nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádio e a modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a Era Moderna.
As provas de corrida, que também podem ser chamadas de provas de pista, divide-se em curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Há também as corridas com barreiras colocadas no percurso, além da marcha atlética e dos revezamentos.
Todas essas provas são realizadas na pista de atletismo dentro do estádio. Esta pista contém oito raias, cada uma com um metro e 25 centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento. Modalidades
Existem três principais modalidades -- 100 m, 200 m e 400 m -- que são realizadas nos Jogos Olímpicos e nos campeonatos mundiais "outdoor" (ao ar livre). Nessas corridas, existem três tipos de largadas: de tiro, intermediária e alongada. A largada de tiro é um estilo em que os dedos do pé de trás ficam posicionados ao nível do calcanhar do pé da frente, sendo que ambos se colocam bem atrás da linha de partida da pista. Na intermediária, o joelho da perna de trás do corredor se posiciona ao lado da metade da frente do pé dianteiro. Por último, na alongada, o joelho da perna traseira fica ao nível ou um pouco atrás do calcanhar do pé da frente.

Tiros e as técnicas
Os tiros têm diferentes fases e técnicas,

Relacionados