CPIs distrital a uma discuss o em rela o s CPIs no mbito da c mara Legislativa do DF

459 palavras 2 páginas
CPIs distrital a uma discussão em relação ás CPIs no âmbito da câmara Legislativa do DF? Segundo Pedro Lenza apesar de ter o Distrito Federal a sua autonomia parcialmente tutelado pela União e já discutido a sua amplitude enquanto verdadeiro ente federativo parece sim razoável, que mesmo entendimento que se dê aos Estados seja estendido para o DF, até porque, muito embora a sua posição particular na federação, o DF se aproxima muito mais dos Estados do que dos Munícipios (exemplo, CFRB). Art.32, §2º, que faz coincidir as eleições do Executivo Distrital com a dos Estados-membros, e art.32,§3º, que determina a aplicação do art.27 (trata dos estados) aos Deputados Distritais.
Além do mais, o DF tem representação na Federação, já que indicará 3 senadores da República (art.46).
Portanto entende-se que, se o STF confirmar o poder do sigilo bancário pelas CPIs Estaduais, simetricamente á regra federal, necessariamente deverá reconhecer esse poder ás CPIs Distritais.
As CPIs federais podem ser individuais ou mistas, que são as que são formadas por deputados federais e senadores e elas só existem na esfera federal do poder legislativo brasileiro composto por deputados federais e senadores.
A CPIs pode investigar atividade particular como regime de bens de um casamento?
É Óbvio que não. A CPIs investiga aquilo que o respectivo legislativo pode investigar legislar e fiscalizar. Importação, exportação, IOF entre outros são de responsabilidade de uma CPIs federal. No caso de um IPTU, é da responsabilidade da câmara legislativa e municipal, já no caso de uma distribuição de ICMS, ai é de responsabilidade da assembleia legislativa, ou seja, as CPIs investigam aquilo que é de interesse do Estado. Isto é. As CPIs realizadas na câmara legislativa que fica no DF são as únicas que podem investigar matéria estadual e municipal ao mesmo tempo. Uma CPI não pode investigar assuntos particulares!
Quais são os requisitos para a criação de um CPIs na esfera federal?
Um requerimento

Relacionados