Cpcv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos


• Determinas a relação ( γ ) entre o calor específico à pressão constante ( Cp ) e calor especifico à volume constante;
Mais especificamente :
(determinar a razão
[pic]





Fundamentação Teórica


• Em geral a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura deum corpo à pressão constante não é igual à necessária para elevar a temperatura à volume constante: há uma distinção entre calor específico a pressão constante ( Cp ) e calor específico a volumeconstante ( Cv ).
Quando um gás é aquecido à volume constante, não há trabalho, de modo que todo o calor contribui para aumentar a energia interna. Se o gás é aquecido à pressão constante,expande-se e efetua trabalho de tal forma que apenas parte do calor contribui para o aumento da energia interna e da temperatura. Assim é preciso fornecer mais calor à pressão constante que a volumeconstante, para obter o mesmo acréscimo de energia interna ou para um dado acréscimo de temperatura.
O sistema experimental consiste de um recipiente que contém ar, suportando um êmbolo demassa m ajustado ao tubo. Á área de secção do êmbolo é A. O sistema é ajustado de tal forma que o êmbolo possa se deslocar ao longo do tubo. A pressão exercida sobre o gás encerrado no balão é dadapela pressão atmosférica mais a pressão exercida pelo peso do êmbolo.


[pic]
Se provocarmos um leve deslocamento para baixo do pistão e soltarmos, ele oscilará com um períodoT. O atrito existente fará com que o movimento do pistão seja harmônico amortecido o que não afeta a sua freqüência.
Indicando por dy o deslocamento do pistão de sua posição de equilíbrio,para cima produz-se um aumento dV no volume, pequeno em relação ao volume do equilíbrio V, que pode ser obtido por:
[pic]
Um pequeno deslocamento para cima causa uma...
tracking img