Cpcs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS DOCUMENTOS DO CPC - DESTAQUES
(Com base nos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações editados até 31/12/09)

Introdução
IN1. Tendo em vista a edição dos Pronunciamentos, Orientações e Interpretações por parte do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis no período compreendido entre 2007, 2008 e 2009, homologados por meio de atos próprios por órgãosreguladores, com vista à implantação, no Brasil, das Normas Internacionais de Contabilidade, apresentamos um sumário do conteúdo de cada um deles com o destaque de alguns itens que poderão impactar de maneira mais significativa as demonstrações contábeis das empresas em geral (entidades) para os exercícios findos a partir de 31 de dezembro de 2010. Os aspectos considerados como os de maior impactoestão em negrito. IN2. Este trabalho não constitui e não decorre de um estudo detalhado e exaustivo de todos os novos aspectos derivados da adoção integral dos documentos emitidos pelo CPC, nem substitui a leitura integral dos mesmos. Adicionalmente, dependendo da circunstância concreta de determinada entidade, é possível que existam outros aspectos nos Pronunciamentos, Interpretações eOrientações, não relacionados aqui, que podem igualmente impactar, de maneira relevante, as demonstrações contábeis. IN3. Este documento não integra qualquer Pronunciamento, Interpretação ou Orientação emitidos pelo CPC e não pode ser utilizado no lugar deles nem mesmo como sua interpretação. IN4. Alerta-se para o fato de que os Pronunciamentos de números 01 a 14 foram implementados em 2008 e que os demaisestão sendo implementados em 2010. Com isso, os efeitos da adoção dos CPCs 15 a 43 implicam em ajustes do balanço de abertura do exercício dado como comparativo ao de 2010. Durante 2009 as políticas e práticas contábeis foram as mesmas de 2008, com a única exceção da cessação da amortização do ágio por expectativa de rentabilidade futura. Ressaltase, por fim, para o fato de que algumas poucasentidades anteciparam para 2009 a adoção dos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações de vigência obrigatória em 2010. IN5. Este documento não abrange o Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
CPC_Destaques

1

IN6. Finalmente, alerta-se para eventuais mudanças a partir de 2010 nesses documentos ou em outros emitidos por órgãos reguladores brasileiros que aquisão referidos.

CPC “00” – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis
1. O CPC 00 fornece diretrizes para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis, servindo como fonte dos conceitos básicos e fundamentais para os Pronunciamentos desenvolvidos pelo CPC, incluindo critérios para o reconhecimento de ativos, passivos, receitas e despesas e estáem linha com o “Framework for the preparation and presentation of financial statements” emitido pelo IASB. Os tópicos de provável alto impacto com relação à estrutura conceitual contábil brasileira até então vigente são a prevalência da essência econômica sobre a forma jurídica na interpretação dos fatos passíveis de registro contábil e o direcionamento das normas para serem baseadas em princípiose não mais em regras. Dessa forma, os Pronunciamentos do CPC são desenvolvidos visando atingir esse objetivo.

2.

CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment)
1. Os itens 7 e 8 do CPC 01 esclarecem que um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Os itens 10 a 12 do Pronunciamento descrevem algumas indicações de quando essa perda possater ocorrido. Se qualquer uma daquelas situações estiver presente, a entidade deve fazer uma estimativa formal do valor recuperável. Se não houver indicação de uma possível desvalorização, exceto conforme descrito no item 9, o Pronunciamento não exige que a entidade faça uma estimativa formal do valor recuperável. A entidade deve avaliar, no mínimo a cada exercício social, se há alguma...
tracking img