Cpc 28 - propriedade para investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO
1.1 CONCEITO

Já é de conhecimento que toda empresa além de sua atividade fim, pode gerar receitas através de determinados investimentos, como ações em outra empresa, ou através de seu próprio bem, como é o caso das propriedades para investimento.
De acordo com o CPC 28 propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício –ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, ou seja, não é usado para as atividades da empresa. Se, por exemplo, uma empresa possui três galpões onde um deles ela não faz uso, porém aluga, esse galpão não utilizado é considerada uma propriedade para investimento, já que a entidade gerafluxo de caixa independente dos outros ativos da entidade que não está relacionada à sua atividade afim. No entanto, essa propriedade é mantida para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e sendo assim classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante.
São exemplo de propriedade para investimento:
* terrenos mantidos para valorização de capital a longoprazo e não para venda
a curto prazo no curso ordinário dos negócios;
* terrenos mantidos para futuro uso correntemente indeterminado (se a entidade não tiver determinado que usará o terreno como propriedade ocupada pelo proprietário ou para venda a curto prazo no curso ordinário do negócio, o terreno é considerado como mantido para valorização do capital);
* edifício que seja propriedadeda entidade (ou mantido pela entidade em arrendamento financeiro) e que seja arrendado sob um ou mais arrendamentos operacionais;
* edifício que esteja desocupado, mas mantido para ser arrendado sob um ou mais arrendamentos operacionais;
* propriedade que esteja sendo construída ou desenvolvida para futura utilização como propriedade para investimento.
Já propriedade adquiridaexclusivamente com vista à alienação subsequente no futuro próximo ou para desenvolvimento e revenda, propriedade em construção ou desenvolvimento por conta de terceiros, propriedade ocupada pelo proprietário e propriedade que é arrendada a outra entidade sob arrendamento financeiro, são exemplos em que não são considerados propriedades para investimento e não se aplicam no contexto abordado.
Em caso dea entidade apesar de alugar, porém manter serviços de apoio aos ocupantes da propriedade que ela mantenha, será tratada como investimento se esses serviços forem de caráter insignificante. Mas no caso de um hotel administrado pelo proprietário é propriedade ocupada pelo proprietário e não propriedade para investimento, tendo em vista que esse serviço prestado é significativo.

1.2RECONHECIMENTO

A propriedade para investimento deve ser reconhecida como ativo quando, e apenas quando:
* for provável que os benefícios econômicos futuros associados à propriedade para investimento fluirão para a entidade; e
* o custo da propriedade para investimento possa ser mensurado confiavelmente.
Os custos da propriedade para investimento, como os custos para adquirir uma propriedade parainvestimento ou os custos incorridos subsequentemente para adicionar a, substituir partes de, ou prestar manutenção à propriedade serão reconhecidos no momento em que eles são incorridos.
Com base no reconhecimento do segundo item, a entidade não reconhece no valor contábil da propriedade para investimento os custos de serviços diários da propriedade, mas sim na demonstração do resultado quandoincorridos, por exemplo, o custo de mão-de-obra e de bens consumíveis.

1.3 MENSURAÇÃO NO RECONHECIMENTO

Inicialmente a propriedade para investimento deve ser mensurada pelo seu custo. Com isso os custos de transição, impostos, por exemplo, devem fazer parte da mensuração inicial.
Caso o pagamento de uma propriedade para investimento for a prazo, o seu custo é o equivalente ao valor à...
tracking img