Cpc 27

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir ainformação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações.


Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são:
O reconhecimentodos ativos,
A determinação dos seus valores contábeis
Os valores de depreciação e
As perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.



CONCEITODEIMOBILIZADO
Ativoimobilizado é o item tangível que:
a)é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos (geram fluxos de caixa); e
b)seespera utilizar por mais de um período.


Alguns ativos podem ser adquiridos por questões de segurança ou de natureza ambiental. Nesses casos, embora não diretamente vinculados à geração defluxos de caixa da entidade, contribuem para sua continuidade.
CRITÉRIODERECONHECIMENTO
O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:
For provável quefuturos benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade (exceção para os itens de natureza ambiental); e
O custo do item puder ser mensurado confiavelmente.


A entidade avaliasegundo esse princípio de reconhecimento todos os seus custos de ativos imobilizados no momento em que eles são incorridos.
Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construirum item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção ao mesmo.


As peças de reposição e os equipamentos auxiliares são,segundo a norma, contabilizados no ativo circulante da entidade.
Porém, nos casos em que as peças de reposição forem importantes e os equipamentos auxiliares forem permanentes,e a entidade esperar...
tracking img