Cpc 27 e icpc 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMONSTRAÇAO DO VALOR AGREGADO NO SETOR DE BENS E CONSUMO

Marília B. Nascimento1
Pabyane S. Batista2

RESUMO

A contabilidade vem passando por fortes mudanças pelo dos anos, uma dessas alterações vem com a prestação de contas à sociedade, desta forma utiliza mecanismos gerados para este fim, que são o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado – DVA, cujafunção é de informar e apresentar aos seus usuários, retratadas a relações entre empresas e sociedade. De uma maneira geral daremos enfoque ao CPC 09 Demonstração do Valor Adicionado – DVA sua importância e sua contribuição para a sociedade. Enfatizar a Análise da Demonstração do Valor Adicionado no Setor de Bens e Consumo nos anos de 2009 e 2010, distribuídos nas áreas do ramo alimentício (JBS eBrasil Foods - BRF), cosméticos (Natura), tabaco (Souza Cruz) e bebidas (AMBEV), confrontando os resultados obtidos pelo setor com os gerados na tese de doutorado de Jacqueline Veneroso Alves Cunha.

ABSTRACT
The accounting has undergone major changes of the year, such change comes with accountability to society, thus generated mechanisms used for this purpose, which are the SocialReport and Statement of Value Added - DVA, whose function is to inform and present to their users, portrayed the relationship between business and society. In general we will approach the 09th CPC Statement of Value Added - DVA its importance and contribution to society. Emphasize the analysis of the Statement of Value Added in the Consumer Goods Industry in the years 2009 and 2010, distributed inthe areas of food industry (JBS and Brazil Foods - BRF), cosmetics (Natura), Tobacco (Souza Cruz) and beverages (AMBEV ), comparing the results with those generated by the sector in the doctoral thesis of Jacqueline Veneroso Alves Cunha.

Introdução
A contabilidade vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, e desta forma seu lado social está começando a aparecer, o qual estimula arelação entre indivíduos e as entidades. Por esse motivo companhias abertas passaram a ser obrigadas a informar através de um demonstrativo, a sua produção de riqueza e sua distribuição.
Desta forma estudaremos a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) sua importância e sua contribuição para com a sociedade, relacionada ao setor de Bens e Consumo, e comparar o que mudou com relação adados coletados pela doutora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.

2. Problemas de pesquisa

Por mais que o mundo venha evoluindo, há muitos obstáculos a serem vencidos para que a humanidade seja mais digna de se viver, e um desses obstáculos é a má distribuição de renda. Para tentar reparar esse erro e verificar o quanto está acontecendo utilizamos um mecanismo muito importanteque nos ajudará a visualizar como está sendo distribuídas essas rendas.
Qual é a geração de valor adicionado para as empresas selecionadas do setor de Bens de consumo?

Qual a correlação das informações obtidas na amostra com o levantamento efetuado em 2003 pela Dra. Jacqueline Veneroso Alves da Cunha?


3. Antecedentes Teóricos e fundamentação
3.1 DVA – Contexto histórico
ConformeCunha, et. AL. (2005) no século XVIII é possível encontrar à DVA relacionada ao tesouro americano. No final da década de 1970 na Europa tornou-se indispensável à introdução do imposto sobre o valor agregado, seu uso se expandiu pelo reino Unido por meio da publicação do Informe Corporativo (Corporate Report) pelo Comitê de Normas de Contabilidade do reino Unido (Accounting Standards SteeringCommite) e aconselhava a elaboração da DVA para demonstrar como benefícios e esforços de uma empresa que são divididos entre os empregados, provadores de capital e estados.
A sua origem é européia e o seu enfoque é puramente econômico, isto é, preocupa-se em esclarecer como foi criada a riqueza de uma empresa. Na verdade, a DVA integra o que se está denominando atualmente de Balanço Social, que é um...
tracking img