Cpc 12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNCAB – FUNDAÇÃO
PRESIDENTE CASTELO BRANCO

TRABALHO DE
PLANEJAMENTO

10º PERÍODO DE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE
INTERNACIONAL

Wellington C. Racanelli
Jacyanne Nunes Pretti Racanelli

COLATINA/ES 2.011
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado utilizando o Balanço Patrimonial da FIBRIA CELULOSE S/A, bem como as Demonstrações Financeiras e o relatório dosauditores independentes encerrado em 31 de dezembro de 2.010, onde a integra do mesmo faz parte do Anexo I deste trabalho. Destaca-se que o Exercício de 2.010 marcou o inicio da utilização da IFRS em nosso país, tornando-se assim um importantíssimo divisor de águas para nossa Contabilidade. Na certeza de que tal processo é sem dúvida nenhuma a maior contribuição e um grande passo na evoluçãocontábil nacional desde a publicação da Lei 6.404/76, permitindo gerar em nós uma nova linguagem dentro de um padrão internacional das normas contábeis.

Nesse cenário percebemos que as normas atuais são muito mais complexas do que as anteriores, ou seja, uma mudança que era baseada em regras para uma contabilidade baseada em princípios, assim encontrou o CPC 02 e o CPC 12, onde seráanalisado no decorrer deste trabalho. Precisando sobre tudo um profundo entendimento e comportamento destes pronunciamentos dentro de uma prática contábil demonstrada por meio de princípios que norteiam tais normas.

O Grande desafio ao realizar esse trabalho esta justamente em identificar e conciliar as normas do CPC 02 e CPC 12 dentro do Balanço Patrimonial e as DemonstraçõesFinanceiras na contrapartida do relatório dos auditores da Fibria Celulose S/A. Entendemos ainda, maior que o desafio imposto pelo próprio trabalho será, com toda certeza, a capacidade e o entendimento em traduzir o que está disposto em normas para a prática durante a leitura dos números apresentados, o que veremos durante o desdobramento destas informações nas paginas que virão.

SOBRE O CPC 02QUANTO AO OBJETIVO E ALCANCE

O Pronunciamento Técnico CPC 02 tem por objetivo demonstrar os efeitos das mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis nos leva a escriturar as transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma empresa no Brasil, bem como suas variações cambiais dos ativos e passivos em moeda estrangeira enos instrui a forma de realizar a conversão das demonstrações contábeis de uma moeda para outra.

Item 1e 2 do CPC 02:

“1. Uma entidade pode manter atividades em moeda estrangeira de duas formas. Ela pode ter transações em moedas estrangeiras ou pode ter operações no exterior. Adicionalmente, a entidade pode apresentar suas demonstrações contábeis em uma moeda estrangeira. Oobjetivo deste Pronunciamento Técnico é orientar acerca de como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis da entidade e como converter demonstrações contábeis para moeda de apresentação.

2. Os principais pontos envolvem quais taxas de câmbio devem ser usadas e como reportar os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio nas demonstraçõescontábeis.”

É permitido a uma empresa que mantém negócios que são realizado em moedas estrangeiras de duas formas, tanto por meio de transações em moedas estrangeiras ou por meio de operações no exterior. Podendo de forma complementar a empresa apresentar suas demonstrações contábeis em uma moeda estrangeira. O objetivo do Pronunciamento Técnico é orientar acerca de como incluirtransações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade e como converter demonstrações contábeis para uma moeda de apresentação. Os principais pontos envolvem quais taxa(s) de câmbio deve(m) ser usada(s) e como reportar os efeitos das mudanças nas taxas de câmbio nas demonstrações contábeis.

É válido ressaltar que o Pronunciamento não cuida...
tracking img