Cpc 000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação
REIS, Thayná Gonçalves
Curso: Administração – 1ºB
Professora: Mariangela Martinez

Resumo:
Este trabalho discute o uso das teorias da motivação, mostrando que tem como base o fundamento de estimular os funcionários de uma empresa. A motivação é o resultado da satisfação e bem estar dos funcionários, tomando por base as recompensas ou benefícios monetários ou não monetários.Palavra-chave: Motivação, intrínseca, interna e externa.

Summary:
This paper discusses the use of theories of motivation, showing that builds on the foundation of stimulating the employees of a company. The motivation is the result of satisfaction and well-being of employees, based on the rewards or monetary or non-monetary benefits.

Keyword: Motivation, intrinsic, internal and external.Introdução
Embora as novas teorias indiquem a importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, constatamos que pouco se dá atenção a isso e o resultado é que, na prática, os trabalhadores vivenciam atualmente um maior desânimo ou desmotivação no seu trabalho.
Os efeitos da desmotivação no trabalho podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas. Do ladodas organizações, podem sofrer perdas de seus padrões de qualidade e produtividade. Da parte das pessoas, as conseqüências negativas estão ligadas à saúde física e mental, ao stress, ao absenteísmo, à baixa produtividade e desempenho no trabalho, sem contar a falta de comprometimento com sua organização.
Ao contrário, faz-se necessário destacarmos a importância da motivação para as pessoas eorganizações, uma vez que tal processo configura-se como transformador de qualquer ambiente organizacional, levando, consequentemente, a um maior envolvimento e comprometimento das pessoas no desenvolvimento de suas atividades, contribuindo significativamente para a eficácia organizacional.
Algumas poucas organizações têm se preocupado com o comportamento de seus colaboradores no ambiente detrabalho, muito menos, demonstram preocupação em avaliar se aqueles julgam existir equilíbrio entre a contribuição que dão à organização e o que esta lhes oferece em troca.
Apesar das inúmeras e complexas teorias, a motivação, na prática, continua sendo enfocada com simplicidade e muito maior atenção.
Os trabalhadores discutem cada vez mais sobre seus direitos e qualidade de vida.

RevisãoBibliográfica
Segundo Vergara, (2003), motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é intrínseca, isto é, nasce de nossas necessidades interiores, está dentro de nós.
Assim, ninguém motiva ninguém. Nós próprios nos motivamos ou não. O que o outro pode fazer é estimular, incentivar, provocar a nossa motivação. Motivação nasce com a gente, já o estimula vem de fora,são os outros quem nos passa.
Conforme Castro, (2002), a motivação é a ação ou efeito de motivar, é a geração de causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. Estimula comportamentos e ações, gerando estímulos e interesses para a vida das pessoas. Motivação é o conjunto de motivos que gera um consequente conjunto de ações (motivo + ação =motivação).
Para Feigenhain, (2009), motivação denomina em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. "O estudo da motivação comporta a busca de princípios gerais que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicasescolhem, iniciam e mantém determinadas ações.”
Maximiano (2000), a palavra motivação indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano, assim o comportamento humano, sendo sempre motivado.
Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos,...
tracking img